ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A lectio divina é uma resposta que se demonstrou eficaz. Assim afirma o Papa Francisco: “Quando promovida eficazmente, a lectio divina traz à Igreja – estou convencido – uma nova primavera espiritual”.
Lectio divina é uma expressão na língua latina que significa “leitura divina” e é traduzida como “leitura orante da Bíblia”. É uma experiência milenar de ler, meditar, orar, viver e proclamar a Palavra de Deus. Se bem compreendida e vivida, a leitura orante da Bíblia contribui para que possamos conhecer melhor a vontade de Deus por meio de sua Palavra e colocá-la em prática.
Hoje são muitas as pessoas que fazem essa experiência e vão descobrindo sempre mais a maravilha do mistério da fé, vivendo uma nova relação com Deus tal como Ele se revela.
A Palavra de Deus, revelada por Jesus, indica nossa vocação e missão: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).
Toda nossa vida é um processo permanente de conversão, descoberta e vivência da fé. À medida que vamos nos convertendo, vamos crendo no Evangelho, que é a pessoa de Jesus, a Palavra que se fez carne (cf. Jo 1). À medida que vamos crendo no Evangelho, vamos nos convertendo. Esses são os dois pés que sustentam a nossa caminhada na Terra rumo à eternidade.
Um meio muito útil que pode nos ajudar a viver esse processo de conversão é a leitura orante da Bíblia, pois nos ajuda a viver o Evangelho, isto é, viver a fé em Cristo fazendo a vontade do Pai, conduzidos pelo Espírito Santo.
A leitura da Bíblia é indicada pelo Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Dei Verbum (Palavra de Deus), pelo Catecismo da Igreja Católica, pelos papas e tantos santos como um método muito eficaz de conversão, conhecimento e vivência da Palavra de Deus, de experiência de oração, de evangelização.
Conhecer esse método de oração e vivenciá-lo pode ser uma prática que vem, inclusive, a se tornar presente em nossas vidas com pessoas em nossas famílias e comunidades, fazendo juntas essa experiência de fé.
Lembremos, porém, que, como tudo na vida, nada se aprende de repente. Tudo exige humildade, abertura de coração para uma correta compreensão, prática e exercício, adesão consciente, crescimento, partilha para enriquecimento e aprofundamento e permanente crescimento.
Para melhor entender o que é o método da leitura orante da Bíblia é necessário saber que a palavra “método”, na língua grega, significa caminho, procedimento, meio pelo qual se quer atingir um objetivo. Leitura é o ato de ler. Ler, em sentido estrito, é decifrar e compreender um texto escrito. Orante é que ora, que se faz oração, que leva à oração.
Fundamental para bem viver essa experiência é estar em silêncio, concentrado. Invocar o Espírito Santo com confiança e entrega a Ele de nossas vidas para que possa nos conduzir e produzir frutos.
Comments0