ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
As lives de mobilização da Ação Emergencial “É Tempo de Cuidar” entraram em uma nova fase neste mês a partir do dia 11 de agosto, sendo realizadas em séries temáticas para discutir e aprofundar aspectos da realidade brasileira associada à solidariedade sempre no mesmo dia da semana, às terças-feiras, às 17h, transmitidas pelas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira. A iniciativa compõe uma das atividades da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”.
Segundo a assessora de Comunicação da CNBB, Manuela Castro, o objetivo é aprofundar e abordar diferentes aspectos e enfoques das temáticas ligadas à solidariedade na Igreja no Brasil. O aprofundamento segue os passos adotados pela Igreja no Brasil (ver, julgar, agir e celebrar).
A primeira série, que inclui a realização de quatro lives, entre 11 de agosto a 1º de setembro, está aprofundando o tema da “Fome”. A razão da escolha do tema da Fome é para aprofundar a ameaça de retorno do Brasil Mapa da Fome, de onde já havia saído. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na sigla em inglês), uma das maiores agências humanitárias das Organizações das Nações Unidas (ONU), vem chamando a atenção para este risco no contexto da pandemia.
A primeira live da série sobre a Fome, realizada na semana passada, foi “A História e os números da pobreza e da fome no Brasil”, tendo com a inspiração bíblica: “Quando foi que te vimos com fome?” (Mt 25,37), buscando responder a parte do “ver” no método adotado pela Igreja no Brasil para compreender a fenômenos da realidade e indicar caminhos de ação. A segunda live aconteceu dia 18 de agosto com o tema: “Fundamentos bíblicos mobilizadores para a proximidade da Igreja com as pessoas empobrecidas”, o que corresponde ao momento do “julgar”. A live teve como inspiração bíblica: “Faltava o pão em toda terra, pois a fome se agravava.” (Gn 47,13).
Superação da fome e da miséria no Brasil
A terceira live da série, que corresponde ao momento do “agir”, vai aprofundar amanhã, 25 de agosto, às 17h, o tema: “Respostas criativas e sustentáveis para a superação da miséria e da fome no Brasil” e a inspiração bíblica: “Dai-lhes vós mesmos de comer.” (Mt 14,16).
Participa, como convidado desta edição, o frei Paulo Batista, membro da fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. Além da formação em teologia e filosofia, ele possui graduação em Administração de Empresas e Saúde pela faculdade São Camilo. Ele é diretor do hospital São Francisco na Providência de Deus, no Rio de Janeiro, local visitado pelo Papa em 2013. Em 2016 iniciou o projeto chamado “Missão Amor que Cura”, uma iniciativa que atua em realidades de extrema pobreza levando amor por meio de alimentação, roupas, assistência médica e odontológica nos lixões, favelas, presídios e às pessoas em situação de rua.
A outra convidada é a professora da Universidade Federal do Piauí, Maria Sueli Rodrigues de Sousa. Ela é doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Também integra a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra, na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Nesta nova fase, as lives estão sendo mediadas pelo secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Patriky Samuel Batista, e contarão sempre com a presença de dois especialistas nas temáticas e membros da Igreja no Brasil que têm contato e experiência com o tema de cada episódio.
Comments0