ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
“Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí tua mãe’.
E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe.”
(Jo 19,26b-27)
“Não há no mundo ninguém
Que não precise de uma mãe.
Até o Filho de Deus teve os carinhos de uma mãe.”
(Anjos de Resgate)
No mês de maio celebramos o mês dedicado a Nossa Senhora. Em cada canto deste país, nas inúmeras casas, comunidades e paróquias, devotos se reúnem para cantar os louvores à mãe de Jesus e nossa mãe. Seja diante de altares ornados com dourados, seja diante de um pequeno quadro de uma simples casinha, os filhos da Virgem Maria se colocam em prece para render graças por ter uma mãe que intercede por cada um deles junto a Deus.
Como mãe de Jesus, ela compartilha conosco uma ligação especial com o divino, mas também é uma mulher que conheceu profundamente a realidade humana.
Maria viveu sua vida em total sintonia com a vontade divina, aceitando com humildade e confiança o plano de Deus para ela, mesmo diante dos desafios e dificuldades que enfrentou.
Maria não apenas deu à luz o Filho de Deus, mas também cuidou dele e o acompanhou ao longo de sua vida terrena. Ela conheceu a alegria da maternidade, mas também a dor da perda, como quando teve que assistir ao sofrimento e à morte de Jesus na cruz.
Recentemente, na Semana Santa, rezávamos a coroa das dores de Nossa Senhora. Nas dores rezadas, contemplamos o sofrimento de Maria, tão permeado pelas injustiças, pelas incertezas e pelo medo, próprios ao ser humano. De igual maneira, encontramos em seus exemplos a total entrega e confiança em Deus, que é sempre fiel. Sabemos que ser mãe de Jesus exigiu de Maria uma total entrega e confiança em Deus.
Em sua humanidade, Maria experimentou as mesmas alegrias e dores que todos nós enfrentamos em nossas vidas.
Como mãe, Maria cuida de cada um de nós, seus filhos, com ternura e amor. Ela intercede por nós junto a Deus, pedindo graças e auxílio em nossas necessidades. Sua presença materna nos conforta e nos fortalece, lembrando-nos do cuidado constante de Deus com cada um de seus filhos.
Além de nos cuidar, Maria também nos ensina a sermos fiéis a Deus, assim como ela foi. Ela nos mostra que a verdadeira grandeza está em servir a Deus e aos outros com amor e humildade e nos incentiva a seguir seus passos.
Ao olharmos para Maria, podemos aprender a confiar mais em Deus, a viver nossa fé com mais autenticidade e a cuidar uns dos outros com amor e compaixão. Que possamos nos inspirar em sua vida e em seu exemplo e que ela, como nossa mãe amorosa, guie-nos sempre mais para perto de seu filho, Jesus Cristo.
Comments0