Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Community
  • Activity
  • Members
  • Groups
  • Forums
  • Loja
  • Events
    • Calendar View
    • List View
  • E-Learning
  • LearnDash
    • All Courses
  • LearnPress
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Perfil na Área de Cursos
  • WP Job Manager
  • Other
  • Membership
    • Planos de Assinatura da Rede de Catequistas
    • Restricted Post
  • Posts
    • Artigos
    • Post with Sidebar
    • Post without Sidebar
    • Post with no Data Overlay
No results found
View All Results
Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Login
  • Register

Recent Posts

  • Textos de formação para Catequistas
    por admin
    16/10/2024
  • Maratona Biblica
    por admin
    16/10/2024
  • Atividade Biblica: Versiculos
    por admin
    16/10/2024
  • Textos para formação sobre a bíblia
    por admin
    16/10/2024
  • Bingo Biblico
    por admin
    16/10/2024

Popular Tags

ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita

Latest Comments

  1. Solange Barroso Silva mesquita em Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus04/06/2024
  2. Joaquim Ferreira lima em Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?23/05/2024
  3. Lya em CATEQUISTA por um dia15/05/2024
  4. Alessandra alves pinto em DINÂMICA: COROA DO ADVENTO – feito com as “mãos” das crianças.16/03/2024
  5. Jucileia Pereira em Confira esse encontro sobre Quaresma11/03/2024

Categories

  • Adultos
  • Advento e Natal
  • Artigos
  • Atividades para imprimir
  • Bíblia
  • Campanha da Fraternidade
  • Cardeais
  • Catecismo
  • Catequese
  • Catequese de Adultos
  • Catequista
  • Cidadania
  • Coroinhas
  • Crisma
  • Defesa da Vida
  • Devoções
  • Dinâmicas e atividades
  • Espiritualidade
  • Evangelização
  • Família
  • Featured
  • Formação
  • Fraternidade
  • Igreja
  • Iniciação a Vida Cristã
  • Jovens
  • Lifestyle
  • Liturgia
  • Maria
  • Minha Catequese
  • Nature
  • Orações
  • Papas
  • Perseverança
  • Pré-Catequese
  • Primeira Comunhão
  • Promoção Vocacional
  • Quaresma
  • Reflexão
  • Sacramentos
  • Vida Cristã
  • Vídeos
  • Vocação
Artigos
31/03/2023

MAIS DO QUE VOLUNTÁRIOS, VOCACIONADOS!

0
0

É comum que a linguagem religiosa assuma elementos do seu meio cultural para expressar algumas compreensões próprias da fé, da moral e dos costumes. Basta considerar a história dos dogmas para verificar como conceitos específicos do ambiente pagão, como a filosofia grega, foram considerados adequados para expressar em linguagem extrabíblica aquilo que era o conteúdo próprio das verdades bíblicas.

Para exemplificar, pode-se lançar mão da definição nicena que afirma ser Jesus da mesma natureza (substância) que o Pai para entender como o conceito grego homoousious foi considerado adequado para expressar a relação íntima e filial que há entre Jesus Cristo e Deus, a quem Ele chamava Abbá, Pai.

No entanto, havemos de convir: a linguagem extrarreligiosa não pode ser assumida no âmbito cristão sem uma apreciação crítica. Os conceitos arcaicos sobre a divindade foram amplamente criticados pelo pensamento cristão antigo por meio dos padres da Igreja.

A linguagem secular hodierna possui um vocábulo bastante conhecido. Trata-se da palavra “voluntariado”. Muitos se voluntariam para uma série de trabalhos dignos de nota: assistência a pessoas vulneráveis, auxílio em organizações não governamentais, associações de bairro etc. A noção mesma de voluntariado indica que aquele trabalho nasceu da vontade da pessoa.

Essa linguagem, não raras vezes, tem sido transposta para o ambiente religioso de nossas comunidades cristãs. Muitos cristãos têm dito “Eu sou voluntário aqui!”, “Faço isso por voluntariado!”.

Conquanto, por questões de segurança jurídica, seja importante a assinatura de termos de voluntariado, os leigos atuantes em nossas igrejas não estão ali por mera questão de “voluntariado”, seria empobrecer demais a dimensão teológica do laicato. Todos os batizados estão na igreja não como voluntários, mas, como vocacionados.

São Paulo afirmou a respeito de seu próprio ministério: “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vocação” (1Cor 1,1). Veja: Paulo não afirma ser apóstolo por voluntariado, mas pela graça do chamado divino. Assim também ocorre com todo e cada cristão: o ponto de partida da vida cristã nunca é a vontade humana, mas, o dom do alto, o chamado divino. A graça de Cristo nos precede sempre.

O Papa Francisco gosta de utilizar o verbo “primeirar” para indicar o fato de que o amor e a escolha de Deus se antecipam a nós. De nossa parte, cabe uma atitude de resposta positiva, de prontidão para o serviço a Deus e aos irmãos. Sendo assim, nunca nos compreendamos como meros voluntários na Igreja. Isso seria pouco e rasteiro demais. Somos bem mais que voluntários: somos vocacionados!

evangelização
0
0
Publicado por: admin

Previous

BALA BAIANA NA TRAVESSA & SANDUÍCHE DE PERNIL COM ABACAXI

Next

HÁBITOS QUE ESTIMULAM A MEMÓRIA

Leia mais

Artigos
25/01/2019

Ajude os atingidos pelo rompimento da barragem

0
0
Artigos
31/07/2023

CRISTÃOS SUBDESENVOLVIDOS

0
0
Artigos
02/01/2023

CONVENTO DA PENHA: A VIRGEM DAS ALEGRIAS SEMPRE NO MEIO DO POVO

0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© All Rights Reserved. Grupo A Rede