Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Community
  • Activity
  • Members
  • Groups
  • Forums
  • Loja
  • Events
    • Calendar View
    • List View
  • E-Learning
  • LearnDash
    • All Courses
  • LearnPress
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Perfil na Área de Cursos
  • WP Job Manager
  • Other
  • Membership
    • Planos de Assinatura da Rede de Catequistas
    • Restricted Post
  • Posts
    • Artigos
    • Post with Sidebar
    • Post without Sidebar
    • Post with no Data Overlay
No results found
View All Results
Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Login
  • Register

Recent Posts

  • Textos de formação para Catequistas
    por admin
    16/10/2024
  • Maratona Biblica
    por admin
    16/10/2024
  • Atividade Biblica: Versiculos
    por admin
    16/10/2024
  • Textos para formação sobre a bíblia
    por admin
    16/10/2024
  • Bingo Biblico
    por admin
    16/10/2024

Popular Tags

ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita

Latest Comments

  1. Solange Barroso Silva mesquita em Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus04/06/2024
  2. Joaquim Ferreira lima em Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?23/05/2024
  3. Lya em CATEQUISTA por um dia15/05/2024
  4. Alessandra alves pinto em DINÂMICA: COROA DO ADVENTO – feito com as “mãos” das crianças.16/03/2024
  5. Jucileia Pereira em Confira esse encontro sobre Quaresma11/03/2024

Categories

  • Adultos
  • Advento e Natal
  • Artigos
  • Atividades para imprimir
  • Bíblia
  • Campanha da Fraternidade
  • Cardeais
  • Catecismo
  • Catequese
  • Catequese de Adultos
  • Catequista
  • Cidadania
  • Coroinhas
  • Crisma
  • Defesa da Vida
  • Devoções
  • Dinâmicas e atividades
  • Espiritualidade
  • Evangelização
  • Família
  • Featured
  • Formação
  • Fraternidade
  • Igreja
  • Iniciação a Vida Cristã
  • Jovens
  • Lifestyle
  • Liturgia
  • Maria
  • Minha Catequese
  • Nature
  • Orações
  • Papas
  • Perseverança
  • Pré-Catequese
  • Primeira Comunhão
  • Promoção Vocacional
  • Quaresma
  • Reflexão
  • Sacramentos
  • Vida Cristã
  • Vídeos
  • Vocação
Artigos
01/05/2022

MARIA, DISCÍPULA E MISSIONÁRIA

0
0

Realizou-se na cidade de Aparecida (SP), de 13 a 31 de maio de 2007, a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (CELAM). Esse acontecimento da Igreja reuniu o Papa, bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados, leigos e convidados para refletirem sobre a missão da Igreja em nosso continente nestes tempos tão desafiadores.

Um documento final foi elaborado com a síntese das reflexões e propostas de vida e ação para a Igreja. Esse documento fala da vida de nossos povos hoje e manifesta a certeza de que, antes de tudo, somos convocados para ser discípulos e missionários de Jesus, a quem reconhecemos como Mestre e Senhor da Vida.

A Igreja nasceu e existe para evangelizar, essa é sua missão, o sentido de sua existência.

Compreender a evangelização com todas as suas características, processos, etapas é uma missão permanente e decisiva para a vida da Igreja e da sociedade.

O documento fala também do olhar dos discípulos sobre a realidade e destaca aspectos socioculturais, sociais, políticos, econômicos, assim como a biodiversidade, a ecologia e presença dos povos indígenas e africanos e a situação da Igreja diante desses e outros desafios. Recorda ainda que “Como nos disse o Papa em seu discurso inaugural, ‘Só quem reconhece a Deus conhece a realidade e pode responder a ela de modo adequado e realmente humano’”. Nesse contexto, destaca as conquistas e avanços da Igreja na sua missão nessa realidade tão diversificada e desafiadora.

Em Aparecida, destacou-se ainda a vida de Jesus Cristo nos discípulos e missionários e a alegria da descoberta, da escolha, do seguimento, da partilha e do testemunho do seguimento do Senhor. Jesus e seu Evangelho são Boa-Nova para todos, mesmo para os cristãos que precisam redescobri-lo nas suas múltiplas expressões. Destaca a vocação dos discípulos à santidade, estilo de vida dos seguidores de Jesus que os faz parecidos com o Mestre. Nesse ponto o documento apresenta a Virgem Maria como a imagem esplêndida da conformação ao projeto trinitário que se cumpre em Cristo. Desde a sua concepção imaculada até sua assunção, recorda-nos que a beleza do ser humano está toda no vínculo do amor com a Trindade e que a plenitude de nossa liberdade está na resposta positiva que lhe damos. Maria é apresentada como modelo perfeito do discípulo missionário.

Celebrando este mês de maio, vamos procurar conhecer mais a pessoa e a missão de Maria e que assim seja mais amada e vivida como modelo de nossas vidas.

Maria viveu como ninguém o “mistério da fé”. Mostra com sua atitude que crer é confiar, fazer a vontade de Deus e prestar atenção, procurar compreender as palavras e as atitudes de Jesus que manifestam como Deus é, como Ele age. Mesmo sendo mãe, Maria se fez discípula. Na verdade foi o primeiro e o mais perfeito discípulo de Jesus. Ela foi orientando sua vida a Ele, aprendendo com Ele de maneira livre e consciente a seguir Jesus reconhecendo nele o Cristo.

Maria deu passos concretos de aprendizado de como passar da cultura judaica para a cultura cristã, da antiga aliança para uma nova aliança. E o que todos nós, seres humanos que desejamos ser discípulos de Cristo, sentimos de buscas, esperanças, dúvidas, encontros, desafios no caminho da fé, Maria viveu atingindo uma experiência e uma vivência que são modelos para todos nós. Sua presença aos pés da cruz manifesta o ápice de sua trajetória, da sua fidelidade a toda prova mesmo nos momentos dramáticos e o sentido de toda sua vida: viver a profunda comunhão com Deus, penetrar o seu mistério sem reduzi-lo nem compreendê-lo, apenas acolhendo, vivendo, oferecendo-se.

Com sua atitude, Maria ensina que a vida é arte, beleza, mistério. Arte e mistério que uma parte fazemos nós e outra nos é dada. Ensina que Deus é um mistério não para ser compreendido com nossa inteligência, com nossos pensamentos, mas para ser acolhido, vivido, amado, louvado na abertura do coração e do espírito, da alma e da mente. Deus em quem se pode acreditar mesmo sem entender. Deus é maior que nossa pequenez, que nossa pobre visão.

evangelização
0
0
Publicado por: admin

Previous

SER MÃE É, SEM DÚVIDA, UM CARINHO DE DEUS!

Next

ANJOS DO BEM: SOLIDARIEDADE E APOIO NA RECONSTRUÇÃO DE VIDAS

Leia mais

Artigos
28/09/2018

Homenagens a Dom Vital, O.Carmo, na Diocese de Itaguaí

0
0
Artigos
02/05/2019

Tem início a Assembleia Geral da CNBB

0
0
Dinâmicas e atividadesPré-Catequese
04/08/2011

A FAMÍLIA – ESPERANÇA PARA A HUMANIDADE!

0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© All Rights Reserved. Grupo A Rede