ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O mês de maio, mês das mães, faz-nos lembrar a mãe de todas as mães: a Mãe da Igreja. A declaração foi feita pelo Papa Paulo VI durante a celebração do Concílio Vaticano II. Segundo o Papa, Maria é Mãe da Igreja porque é mãe de todo o povo cristão, tanto dos fiéis como dos pastores. Convidou ainda que, por esse título, o povo prestasse a Maria uma melhor veneração.
A partir de então, muitas igrejas passaram a adotar o título de Mãe da Igreja. De fato, Maria desempenha um papel de mãe para com toda a Igreja. Essa verdade transparece em quatro aspectos ou quatro momentos da história da salvação:
1) Na encarnação do Verbo, Maria acolhe no coração imaculado o Filho de Deus e o concebe no seu seio virginal. Ao dar à luz Jesus Salvador, lança os fundamentos da Igreja;
2) Na paixão, Jesus, do alto da cruz, representando todos os cristãos, indica sua mãe Maria como nossa mãe: “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse a ela: ‘Mulher, eis aí teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí tua mãe’. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe” (Jo 19,26-27).
3) No Pentecostes, dia da efusão do Espírito Santo, Maria se faz presente, une-se às preces dos discípulos para se tornar um exemplo da Igreja orante.
4) Na sua assunção, exaltada à glória do Céu, Maria é mãe porque acompanha com amor materno a Igreja peregrina e protege com bondade os seus passos para a pátria celeste até que chegue o dia da glorificação.
Como é bom saber que não estamos sós, como é bom saber que não estamos órfãos e que temos uma mãe que intercede por nós e nos estimula com seu exemplo de vida.
Oração: “Ó Maria, Mãe da Igreja, mãe de Jesus e nossa, que ensinastes a Jesus a beleza do amor humano e aprendestes com Ele a grandeza do amor divino, intercedei por nós! Assim vos fizestes discípula de vosso Filho e Ele vos fez mãe da comunidade, Mãe da Igreja! Olhai para nós, vossos filhos, nas horas de luz e de cruz. Levai-nos ao coração de Jesus para que, com Ele, aprendamos a ser discípulos missionários. Olhai, intercedei por nós e caminhai conosco, ó mãe!”.
Comments0