ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Natal: A bela surpresa de Deus para nós
O Natal é a Celebração do Nascimento do Menino Deus, nosso Redentor. É tempo propício para tomarmos mais consciência do imenso amor que Deus tem por cada um e cada uma de nós, a ponto de assumir a nossa natureza humana em tudo – exceto no pecado – para nos trazer vida em abundância e para sempre.
Também é um convite para assumirmos o plano de Deus e abandonar algumas pretensas “certezas pessoais”. O Natal nos desmascara nossas falsas seguranças e nos propõe a simplicidade do presépio e da manjedoura. Seu centro é a pessoa de Jesus e, com Ele, devemos apreender a viver uma vida simples, disponível e repleta de amor ao próximo.
O Natal é ainda a realização da promessa de Deus para a humanidade… Mas de qual promessa estamos falando? De um tempo novo e de uma realidade nova neste mundo: os fracos serão fortificados, os desanimados reencontrarão alegria e Ele mesmo, nosso Deus, virá nos salvar. Será um tempo de liberdade e felicidades para aqueles e aquelas que, na abertura do coração, buscam reencontrar o caminho de Deus.
A vinda de Jesus provocou uma crise: não nas promessas divinas, mas nos “esquemas pessoais” que todos possuíam, inclusive em João Batista que, desconcertado, pergunta ao Senhor por meio de seus discípulos: “És tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro?” (Lc 7, 19). O Natal possui este encanto de nos convidar para a simplicidade, a humildade e para as pequenas coisas da vida, lá onde o Reino de Deus acontece.
As nossas comunidades, Paróquias, Santuários, Conventos e Sodalícios, devem, viver este momento de profunda reflexão e união com o Menino Deus. Pois somos chamados a renovar a nossa Missão, nossa Vocação e chamado, como resposta adequada a este Deus que se encarnou e veio morar entre nós.
Tenham todos um Santo Natal e um Feliz Ano Novo! Que o Menino Jesus renasça em nós e encha os nossos corações de amor e esperança!
Recebam meu abraço fraterno. Deus abençoe a todos.
Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm.
Que o Menino Deus Emanuel te dê saúde para nós orientar no próximo ano.
Deus te abençoe e ilumine!