ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Já dizia o poeta Fernando Pessoa “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”. Sonhar é muito bom, impulsiona a ação, pois é somente agindo que tornamos possível realizar cada pedacinho de sonho que almejamos.
No entanto, é necessário ter em mente que alguns sonhos precisam de muito trabalho para que se tornem realidade.
A dificuldade aumenta quando nos deparamos com um filho que vive sonhando e deixa de viver o agora, acreditando que um dia tudo se tornará real, talvez até com pouco ou nenhum esforço. Os filhos crescem e quando tem a tendência de viver sonhando podem se tornar adultos frustrados ou infelizes.
Se você percebe que seu filho tem essa tendência é possível ajudá-lo desde pequeno a entender que dificilmente um sonho ou desejo se torna real sem que se batalhe por ele.
1. Ensine o princípio do trabalho
Ele entenderá que é preciso dedicar esforço e concentração para que as recompensas aconteçam, e que na maioria das vezes elas não vêm a curto prazo. Você pode ensiná-lo desde pequeno aplicando pequenas tarefas (de acordo com a idade) e depois recompensá-lo por ter realizado.
2. Seja amigo de seu filho e compartilhe de seus pensamentos e sonhos
Conversem sempre sobre o futuro dele, sobre o que ele gosta e espera fazer algum dia. Ele precisa ter em você alguém que vai apoiá-lo, mas que também vai trazê-lo à realidade sempre que for necessário, independente de qual idade tenha.
3. Compartilhe a realidade
Quando ele já tiver idade para entender algumas coisas, deixe que ele participe do orçamento familiar para que possa entender o valor do trabalho. Desta forma ele irá aprender que é preciso muito trabalho e qualificação para conseguir condições melhores de vida. Mostre a ele o valor real das coisas, conversem sobre isso.
4. Seja um bom exemplo
Todos nós sonhamos com algo melhor para nossas vidas, mas precisamos mostrar para nossos filhos que não apenas sonhamos, mas que trabalhemos arduamente, dia após dia, para tornar este sonho real. Deixe que ele conheça seus objetivos, que saiba das dificuldades para alcançá-los e que ajude a realizá-los também.
5. Comemorem as conquistas
Se vocês, em família, conseguiram realizar um sonho, comemorem, alegrem-se por isso. Seja este sonho uma viagem, a compra de algum item esperado por todos, um passeio, qualquer coisa que tenham alcançado. Nós comemoramos as coisas quando nos sentimos felizes por termos vencido a batalha, esse princípio irá ajudá-lo a entender que é possível realizar sonhos e que apesar das dificuldades que tenhamos que sobrepujar para alcançá-los, vale a pena batalhar por eles.
Ensine a seu filho que vale a pena sonhar e que trabalhar para tornar o sonho realidade vai fazer com que ele se torne muito mais gratificante.
Por Renata Finholdt
Comments0