Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Community
  • Activity
  • Members
  • Groups
  • Forums
  • Loja
  • Events
    • Calendar View
    • List View
  • E-Learning
  • LearnDash
    • All Courses
  • LearnPress
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Perfil na Área de Cursos
  • WP Job Manager
  • Other
  • Membership
    • Planos de Assinatura da Rede de Catequistas
    • Restricted Post
  • Posts
    • Artigos
    • Post with Sidebar
    • Post without Sidebar
    • Post with no Data Overlay
No results found
View All Results
Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Login
  • Register

Recent Posts

  • Textos de formação para Catequistas
    por admin
    16/10/2024
  • Maratona Biblica
    por admin
    16/10/2024
  • Atividade Biblica: Versiculos
    por admin
    16/10/2024
  • Textos para formação sobre a bíblia
    por admin
    16/10/2024
  • Bingo Biblico
    por admin
    16/10/2024

Popular Tags

ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita

Latest Comments

  1. Solange Barroso Silva mesquita em Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus04/06/2024
  2. Joaquim Ferreira lima em Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?23/05/2024
  3. Lya em CATEQUISTA por um dia15/05/2024
  4. Alessandra alves pinto em DINÂMICA: COROA DO ADVENTO – feito com as “mãos” das crianças.16/03/2024
  5. Jucileia Pereira em Confira esse encontro sobre Quaresma11/03/2024

Categories

  • Adultos
  • Advento e Natal
  • Artigos
  • Atividades para imprimir
  • Bíblia
  • Campanha da Fraternidade
  • Cardeais
  • Catecismo
  • Catequese
  • Catequese de Adultos
  • Catequista
  • Cidadania
  • Coroinhas
  • Crisma
  • Defesa da Vida
  • Devoções
  • Dinâmicas e atividades
  • Espiritualidade
  • Evangelização
  • Família
  • Featured
  • Formação
  • Fraternidade
  • Igreja
  • Iniciação a Vida Cristã
  • Jovens
  • Lifestyle
  • Liturgia
  • Maria
  • Minha Catequese
  • Nature
  • Orações
  • Papas
  • Perseverança
  • Pré-Catequese
  • Primeira Comunhão
  • Promoção Vocacional
  • Quaresma
  • Reflexão
  • Sacramentos
  • Vida Cristã
  • Vídeos
  • Vocação
Formação
27/10/2015

Misericórdia: cuidar dos caídos

0
0

misericórdiaA misericórdia pode ser entendida como o “voltar-se” para a miséria do outro, suscitando atitudes e obras que, necessariamente, fazem a pessoa sair de si para ir ao encontro do caos no qual o outro vive. Sim, “caos”, porque é a desordem de uma situação ou de vida que coloca alguém na necessidade de uma ajuda, de uma intervenção: de alguém que se aproxime. Usar de misericórdia é praticar o amor ao próximo como se lê na parábola do Bom Samaritano. (Lc 10, 25-37).

Jesus conta a parábola no contexto do seu discurso sobre o amor ao próximo. O Mestre da Lei provoca-o com a pergunta: E quem é o meu próximo? (v. 29). Jesus narra a situação do homem ferido que é cuidado por um samaritano de passagem. Quando escutamos o relato, podemos imaginar que o próximo é aquele homem que caiu nas mãos de assaltantes e ficou ferido na beira do caminho, mas não é. Quando questionado sobre quem era o próximo do homem caído, o Mestre da Lei responde: “Aquele que usou de misericórdia.” (v. 37) – o samaritano.

A mensagem da parábola está além do ensinar um modelo para nos comportarmos e tratar dos outros. O texto revela como Cristo cuida de nós. É ele o Divino Samaritano da parábola, o qual está em viagem pelo mundo e vê os caídos no caminho. Ele é movido pelo seu coração que se volta para a miséria daquele homem ferido. São Beda, o “Venerável”, dirá que o homem caído representa Adão ferido pelo pecado, jogado para fora do Paraíso. O sacerdote e o levita que passam e não o socorrem representam a tradição e a Lei que não conseguem fazer nada por Adão. O samaritano viu o caído e se aproximou. É o olhar de Deus que vê o sofrimento de seu povo e desce para libertá-lo. Ele cuida da humanidade chagada. Pelas feridas se perde o sangue, se perde a vida. Sua proximidade e seu toque cicatrizam as feridas mortais do ser humano.

Ele conduz o caído à hospedaria. A hospedaria é a imagem da Igreja, lugar onde os irmãos se recolhem em Cristo, o escutam e aprendem a chamar Deus de Pai. Nessa Casa qualquer um recebe hospitalidade, pois a estadia foi paga antecipadamente na cruz pelo Divino Bom Samaritano. Ele dá uma missão para a hospedaria: Cuidem dos feridos no caminho! Essa é a missão da Igreja que continua a missão do Samaritano. É a ordem de Jesus. O que for gasto a mais será pago no seu retorno. O amor deve ser investido para render.

Como naquele tempo, também hoje, longe do amor de Deus, o ser humano cai entre aqueles que lhe roubam a roupa e o deixam quase morto. Depois, fica sozinho, isolado, caído na sarjeta da vida. Uns caem porque querem, outros são derrubados e há os esquecidos e excluídos. A falta de amor a Deus e ao outro leva a uma situação de quase morte, à miséria.

O mandamento do amor é traduzido aqui como misericórdia. É ela que define a verdade do ser humano na sua relação com Deus, com os outros e consigo mesmo. Na parábola do Bom Samaritano, o especialista em leis pergunta a Jesus o que fazer para herdar a vida eterna. (v. 25). Herdar não é conquistar; herança é o que o filho recebe do pai. O especialista entende o que é preciso para ter essa herança, mas não pratica. Sabe, mas não escuta. O amor ao próximo deve ser um caminho para amar a Deus plenamente. A vida está ligada ao fazer o que Jesus disse e, antes de tudo, o que praticou. Cumprir a sua Palavra é herdar a vida de Deus que é amor.

Como na Parábola do Bom Samaritano, é preciso dirigir um novo olhar sobre a realidade dos outros. Jesus pede que o Mestre da Lei esteja próximo do outro, que vá além de todo limite como faz o Pai misericordioso. Jesus conclui a parábola dizendo: “Vai e faz a mesma coisa.” (v. 37). Isto é, como Cristo cuida de nós, também nós devemos cuidar dos outros, porque só assim seremos misericordiosos como o Pai.

Por Dom Leomar Brustolin – Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS)

0
0
Publicado por: admin

Previous

Um verdadeiro amigo

Next

Os desastres naturais são um castigo divino?

Leia mais

Artigos
16/10/2024

Santo do mês – São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude (1568-1591)

0
0
Dinâmicas e atividadesPré-Catequese
04/08/2011

A FAMÍLIA – ESPERANÇA PARA A HUMANIDADE!

0
0
Artigos
31/05/2023

“TU ÉS PEDRO” (MT 16,19) 

0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© All Rights Reserved. Grupo A Rede