ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Ao iniciar a celebração, ele dirigiu uma palavra aos freis, destacando ser necessário manter a total atenção ao mistério celebrado, tanto na Santa Missa, como nos trabalhos do próprio Capítulo Provincial, pois são momentos especiais da Graça:
“Irmãos, estamos presentes, estamos atentos. O nosso Senhor vai passar e não queremos perder o momento da Graça, que é a Missa, mas também é o nosso Capítulo. Estamos presentes. Mas também estejamos atentos. O Senhor vai passar”, disse.
>>>Leia também: Tem início Capítulo da Província Carmelitana de Santo Elias
Em sua homilia, o Prior Geral destacou o tema do Espírito Santo, da comunicação, da luta contra a divisão, da escuta atenta aos irmãos e da verdade.
Confira a íntegra da homilia (foi mantido o tom coloquial):
“Não pensava em começar a oração do Capítulo pensando no pecado que não encontrará perdão, não é o melhor pensamento, talvez. Mas este Evangelho (cf Mc 3,22-30), dessa noite, nos indica um elemento que cada Capítulo tem que tratar e enfrentar: a possível divisão que pode existir entre os irmãos. Divisões de opiniões, divisões de sentimentos, divisões de política, divisões de visão.
O Evangelho fala também do Espírito. A motivação da vossa celebração esta noite é a oração ao Santo Espírito, para que nos ajude na celebração deste Capítulo. O Espírito Santo é o grande agente de comunicação. Toda a vida é comunicação: Vida comunitária, é comunicação; liturgia, é comunicação; contemplação, é comunicação; porque é tudo obra do Espírito Santo. E a nossa tradição carmelita nos ensina quanto e como nós participamos da comunicação da Santíssima Trindade. Dentro da Santíssima Trindade toda a vida é comunicação.
Um Capítulo Provincial, um Capítulo Local, um Capítulo Geral, são todos momentos, celebrações, de comunicação. Entre nós, nesses dias, vai haver uma comunicação e nós queremos que a comunicação seja pura e completa, plena, sem obstáculos. E esse é o dom do Espírito Santo. É sinal que estamos colaborando com a comunicação do Espírito Santo. Então, posso usar muitas palavras, vamos escutar muitas palavras, e essas palavras são os veículos da comunicação.
Queremos, talvez, que esse Capítulo seja como um grande momento de lectio divina. A gente vai dar a mesma atenção à palavra do irmão que normalmente, na lectio, damos à Palavra escrita do Senhor; e vamos também questionar os significados das palavras do irmão, para detectar a comunicação do Espírito, e a comunicação do Espírito nos revela a vontade de nosso Deus.
A verdade, que encontramos no Salmo dessa noite (cf Sl 88), é a condição de nosso trabalho. A condição. Tudo tem que ser expressão da verdade. Buscar a verdade; detectar, discernir a verdade. O conteúdo do Capítulo tem que ser a verdade das nossas vidas, a verdade do próprio senhor, o desejo de salvação de nosso senhor; e a motivação de tudo que vamos fazer tem que ser uma motivação muito profunda, que poderia ser o amor. A verdade e o amor que vão juntos. Mas tem uma motivação ainda mais profunda que o amor: é o mesmo Espírito Santo, a motivação. Mas a expressão maior da obra do Espírito é o amor.
Maria nos ensina como viver esses momentos de comunicação: No momento do encontro com o anjo ela escuta a Palavra, detecta questionando o seu significado, e com palavras escolhidas para esse momento na história ela responde; com poucas palavras, palavras essenciais, palavras que levam, portam a salvação; a salvação nossa. Onde o Espírito Santo comunica, lá encontramos a salvação. Somos uns para os outros agentes de comunicação, de salvação.
Que a nossa Mãe nos ajude neste momento, para que esse Capítulo seja um momento de profundo discernimento e renovado compromisso no Espírito do Amor.”
O Capítulo Provincial 2020 acontece de 27 a 31 de janeiro.
Fotos: Reprodução de transmissão/Olhar Jornalístico
Comments0