ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Eucaristia pelo aniversário de fundação do Mosteiro foi presidida pelo Bispo da Diocese de Nossa Senhora do Carmo de Jabuticabal (SP), Dom Eduardo Pinheiro, e concelebrada pelo Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm., que proferiu a homilia; por Dom Milton Kenan, irmão da Ordem Terceira do Carmo; e pelos padres convidados presentes.
Em sua homilia, Frei Evaldo destacou o caráter contemplativo do Flos Carmeli e a importância da vida contemplativa carmelita para o mundo.
“O Mosteiro ao longo destes 70 anos tem sido, e deve sempre ser, casa de oração. Como um farol para o navegante em alto mar, a vida contemplativa carmelita indica o caminho para Jesus. Por isso o Mosteiro Carmelita é Porto Seguro para toda a cidade de Jaboticabal e toda a Diocese. Recordando as palavras do Papa Bento XVI, do Mosteiro deve exalar o ‘oxigênio verde da oração’.”
O Provincial também recordou o ideal de Dom Gabriel Bueno Couto, que como Bispo Auxiliar de Jaboticabal, teve a feliz inspiração de fundar ali o primeiro Mosteiro de Monjas do Carmo no Brasil.
O Prior encerrou desejando que o Mosteiro de Jaboticabal continue sempre a ser o refúgio de oração e fé “tanto sonhado por Dom Gabriel, para todos nós, navegantes no oceano da vida”.
Novena
Em preparação a esse dia festivo, foi realizada uma Novena que envolveu todos os paroquianos no louvor a Deus pelas sete décadas de presença contemplativa e orante das monjas carmelitas na circunscrição da paróquia e na Diocese. Participaram da Novena Frei Marcelo de Jesus Maciel, O.Carm., Delegado Provincial das Monjas; e Frei Batista Wanders, O.Carm., Capelão do Mosteiro. Para cada dia houve um tema específico de reflexão.
Confira alguns momentos da Missa e da Novena:
Comments0