ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Objetivo:
SABER que Deus está conosco em todas as situações.
SENTIR-ME feliz pela proteção de Deus.
RESPONDER agradecendo a Deus por estar conosco o tempo todo.
Oração inicial
Acolhida
MEU DEUS É BOM PRÁ MIM
Meu Deus é bom pra mim, comigo vai, tão forte brilha o sol e chuva cai, amor tão grande assim só Cristo tem por mim, direi até o fim, meu Deus é bom pra mim.
Partindo do concreto
Dinâmica : O outro Lado
Objetivos: ver o objetivo comum do grupo. Processo de comunhão e união. Análise da realidade.
Desenvolvimento: (não dizer o objetivo da dinâmica).
O coordenador pede a todos que se coloquem no fundo da sala ocupando toda parede. Pede silêncio absoluto, muita atenção para a ordem que vai ser dada e que sejam rigorosamente fieis a ela. Deve manter silêncio durante a dinâmica.
A ordem é a seguinte: Vocês deverão procurar como grupo, atingir o outro lado da sala, da forma mais rápida possível e mais eficiente.
Repete-se a ordem várias vezes.
O coordenador dirá que a ordem não foi cumprida, pede ao grupo que recomece. Repita a ordem várias vezes, pedindo que haja silêncio.
NOTA: É bom que haja obstáculos pelo meio da sala (cadeiras…) dificultando a passagem. Ele considerará a tarefa cumprida quando julgar que o grupo se aproximou do ideal alcançando o outro lado unido, obedecendo ao ritmo um dos outros, tendo incluindo todos na travessia.
Em seguida fazer comentários sobre tudo que observaram e sentiram:
– Como cada um se sentiu?
– Quem se sentiu esmagado e desrespeitado?
– Quem mais correu ou empurrou?
– De que forma as lideranças foram se manifestando???
– Houve desistência no meio do caminho?
– Surgiram animadores???
Palavra de Deus: 1 Cor. 12,12-27 Sl 133
A chave
Podemos confiar em Deus? Por quê?
Semeando a palavra
Procurem Hebreus 13:8 e Malaquias 3:6.
História:
MOISÉS
Por que os israelitas tiveram dificuldade em confiar em Deus? (Eles tinham sido escravos durante tanto tempo que haviam se esquecido de Deus. Eles tinham permitido serem influenciados pelos egípcios e seus ídolos.)
Que distinção fez Deus entre os israelitas e os egípcios? (Deus protegeu os israelitas.) Por que Deus agiu assim? (Para.mostrar que eles eram Seu povo especial. Para ajudar os israelitas a compreenderem que podiam confiar nEle e em Suas promessas).
Explicação
Nove vezes Moisés e Arão pedem a Faraó que deixe Israel ir. Nove vezes Faraó recusa. Cada recusa resulta em uma praga. Cada praga atinge alguma parte da religião egípcia.
Deus enfraquece a co
nfiança dos egípcios em seus deuses, e os força a reconhecê-Lo como o Deus verdadeiro. Os egípcios escolhem ignorar a Deus e tornam a vida mais difícil para os israelitas. Deus está com Seu povo e os protege das pragas.
Como vocês perceberam; o povo de Deus não sofreu nenhuma das pragas que caíram sobre o Egito. Isso nos mostra que podemos confiar em Deus. Ele nos ajuda quando enfrentamos situações difíceis.
Vocês se lembram de alguma ocasião quando Deus os ajudou? Deus nos tem ajudado no passado e ajudado nossos amigos,- podemos confiar que Ele nos ajuda agora? Como você sabe? (Deus nunca muda. Ele cumpre Suas promessas.)
O povo de Deus estava ao ponto do desespero, após tantos anos de escravidão e abuso. Não era isso o que Deus havia planejado para o Seu povo. O que eu faço com as oportunidades que Deus me dá?
Atividade
Colorir o desenho
Guardando
Adoramos a Deus quando confiamos nEle em todas as situações.
Encerramento
Comments0