ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Jesus, o Filho de Deus, nasceu na cidade de Belém, na Palestina, conforme Deus havia prometido.
Quando Jesus nasceu, o rei Herodes governava a Judéia e o Imperador Romano era César Augusto. O imperador decretou um recenseamento de todo o povo, que deveria ser feito na cidade de seus antepassados. Ora, Maria e José moravam em Nazaré, mas eram descendentes do Rei Davi, e por isso, precisaram ir a Belém, na Judéia.
E, sem saber, o imperador estava contribuindo para que se realizasse a profecia que diz: “Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre os clãs de Judá, é de ti que sairá para mim aquele que é chamado a governar Israel.” (Mq 5, 1)
Maria e José fizeram, então, uma grande e difícil viagem de Nazaré a Belém, pois já estavam se completando os dias em que Maria deveria dar à luz.
A cidade estava cheia e não havia lugar para eles. Conseguiram abrigo num local destinado aos animais e foi lá, numa manjedoura, que nasceu Jesus, o Filho de Deus.
Seus primeiros visitantes foram os pastores, avisados pelo Anjo do Senhor.
Quanto é grande o amor de Deus por nós! Enviou seu Filho ao mundo para nos salvar!
Jesus, o Salvador da Humanidade, é verdadeiro Deus porque é o Filho de Deus que se encarnou no seio da Virgem Maria por obra do Espírito Santo e verdadeiro Homem porque é filho de uma mulher. Sua vida humana é semelhante à nossa em tudo, menos no pecado.
Após o seu nascimento, o Menino Jesus foi levado por seus pais ao Templo, para cumprir o ritual judaico. Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão a quem Deus prometera que não morreria sem ver o Salvador. E este homem, ao ver Jesus, exclamou: “Meus olhos viram o Salvador, que preparastes, ó Deus, para todos os povos”. (Lc 2, 30s)
Jesus viveu sua infância na cidade de Nazaré. Rezava e praticava a religião de seu povo e aprendia a profissão de carpinteiro com São José, seu pai adotivo.
Aos 12 anos, Jesus foi com seus pais pela primeira vez à capital, que era Jerusalém para comemoração da Páscoa dos Judeus. Quando chegou a hora de voltar, José pensou que o Menino estivesse com Maria no grupo das mulheres e esta achou que Ele tivesse preferido voltar com José no grupo dos homens, pois nestas caminhadas, homens e mulheres andavam separados. Ao anoitecer, parentes reuniam-se para jantar e dormir sob as tendas improvisadas.
Logo, José e Maria perceberam que Jesus havia ficado em Jerusalém e voltaram para procurá-lo. Encontraram-no no Templo, sentado no meio dos sábios que se admiravam de suas perguntas.
Quando seus pais o viram, também ficaram admirados e diante da pergunta de sua Mãe: “Meu filho, por que fizeste isto conosco? Eis que teu pai e eu aflitos te procurávamos”. Então, Jesus revela sua ligação com Deus Pai, dizendo: “Não sabíeis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai?” (Lc 2, 49)
Depois disso, Jesus voltou com seus pais para Nazaré, sendo sempre um filho muito obediente e crescendo em “idade, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 51-52). Durante 30 anos Jesus teve uma vida comum, trabalhando com São José e participando da vida de seu povo. É o que se costuma chamar “Vida oculta de Jesus”, pois a maior parte deste período não foi descrita pelos Evangelistas.
Vamos celebrar
Catequista: Na família cristã, cada nascimento de um filho é um chamado à vida, à sociedade, à história, ao futuro. Pais e filhos crescem juntos, devendo cultivar os valores da amizade e da paz na casa e abrir-se às necessidades do outro. Devem aprender a serem solidários com os pobres, os doentes e os que precisam de ajuda. Não basta pensar apenas em sua família. É importante unir o coração de cada um ao coração da grande família humana. Peçamos pelas nossas famílias para que possam se esforçar em viver com os mesmos sentimentos da Família de Nazaré.
Leitor 1: Pelos nossos pais e por aqueles que cuidam de nós.
Todos: Senhor, escuta a nossa prece e abençoa as nossas famílias.
Leitor 2: Pelos nossos irmãos e parentes.
Todos: Senhor, escuta a nossa prece e abençoa as nossas famílias.
Leitor 3: Pelos nossos amigos e por aqueles que nos levam a Deus.
Todos: Senhor, escuta a nossa prece e abençoa as nossas famílias.
Atividades
1) Responda, completando a cruzadinha:
a) Quem é o Salvador da humanidade?
b) Onde Ele nasceu?
c) Como se chama sua mãe?
d) Quem era o homem a quem Deus prometera que não morreria sem ver o Salvador?
e) Como se chamava o esposo de Maria?
f) Em que cidade ficava o Templo?
g) Que título deram a Jesus, querendo dizer que Ele era “o escolhido” de Deus?
h) Em que cidade morava a família de Jesus?
i) Quem visitou o Menino Jesus quando Ele nasceu?
j) De família de que Rei o Salvador era descendente?
2) Observe as palavras que estão nas estrelinhas e complete a história do nascimento de Jesus (pode consultar sua Bíblia, no segundo capítulo do Evangelho de São Lucas):
a) O ___________ ordenou que todos deveriam alistar-se na cidade de suas famílias de origem.
b) Maria e José viajaram da cidade de Nazaré, onde moravam, para __________, a cidade da família de José.
c) Depois que Jesus nasceu, Maria O envolveu em panos e colocou-O numa _______________.
d) O Anjo do Senhor disse para os _______________: “Nasceu-vos hoje um _____________”
e) Os anjos cantaram: “____________ a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”.
f) O nascimento de Jesus é comemorado no dia 25 de dezembro, na festa chamada ___________.
3) Monte o presépio:
4) Para pintar:
Parabéns pelo lindo trabalho, ótimas atividades!Deus abençõe!