ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Os jovens freis neoprofessos da Província Carmelitana de Santo Elias receberam a capa branca do Carmo no último domingo, dia 17 de março, segundo domingo da Quaresma. Agora eles passam a usar o hábito completo. A entrega da capa aconteceu durante a missa da noite, que foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm., e concelebrada pelos padres presentes, entre eles os frades dos conventos da Ordem em Minas Gerais. Participaram da celebração também os postulantes que residem nessas casas, e religiosos dominicanos, camilianos, redentoristas, barnabitas e sacramentinos.
Receberam a capa: Frei Antonio Herberg Rocha Neto, O.Carm.; Frei Igor Marcelo Alves da Silva, O.Carm.; Frei João Afonso Miranda Dias, O.Carm.; Frei João Wanderson de Oliveira Ossola da Cruz, O.Carm.; Frei José Lucas do Nascimento, O.Carm.; Frei Luis Miguel dos Santos Lima, O.Carm.; Frei Mário Vinícius Silveira Ferraz, O.Carm.; Frei Moacir Rodrigo Aparecido Marcos Ribeiro, O.Carm.; Frei Pablo Henrique Junior de Morais, O.Carm.
A capa branca tem um significado espiritual na Ordem do Carmo. Herança do Profeta Elias, também tem o sentido de proteção e símbolo da pureza da Virgem Maria e lembrança da Ressurreição de Cristo.
Segundo a tradição carmelitana, a capa branca é interpretada como sinal de humildade, honestidade e pobreza. Revestido com a veste branca do batismo, os religiosos do Carmo devem seguir o Cordeiro imaculado com reta consciência e coração puro. No século XIV, João Baconthorp (+1348) começou a dar à capa branca um sentido mariano, sendo, na sua opinião, um símbolo externo da pureza e virgindade da Mãe de Deus.
Outra tradição conta que Elias usou como veste a capa. Com ela cobriu seu rosto no monte Horeb quando Deus passou diante dele; e que colocou essa capa sobre Eliseu quando o recebeu por discípulo.
“A capa, ou manto, era uma veste redonda que cobria o corpo por cima da outra veste e descia do pescoço até a metade das pernas; era aberta na frente e fechada ao redor; era estreita em cima e amplamente aberta em baixo.
Com esta capa Elias ensinou que os monges que abraçam esta forma de vida devem levar por cima do hábito a capa branca da maneira que o Senhor lhe mostrou em profecia; vestidos a Sabac (à maneira de Sabac), pai de Elias. Pois antes que lhe nascesse seu filho Elias Sabac viu em sonhos que uns homens vestidos de branco o saudavam.
Elias, que foi o primeiro que introduziu entre os monges o uso desta capa branca, quis simbolizar com ela que o monge, vestido com sua capa branca, deve conservar intacta a pureza, não só de sua alma, mas também de seu corpo.”
Após a celebração houve uma pequena recepção para os convidad os.
Fonte: Olhar Jornalístico
Confira as fotos:
Comments0