ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Graças a uma feliz coincidência de calendários, aqui no Brasil, duas datas afetivas e amorosas são celebradas no dia 12 de outubro: a festa da Mãe Aparecida e o Dia das Crianças.
Na verdade, o Dia das Crianças é mais antigo que a comemoração da Padroeira do Brasil. Historicamente, a festa de Nossa Senhora Aparecida, desde 1930, quando foi proclamada a Padroeira do Brasil, era comemorada no dia 08 de setembro, junto da festa da Natividade de Nossa Senhora.
Somente em 1980, com a visita do agora santo Papa João Paulo II é que Nossa Senhora Aparecida passou a ser celebrada no dia 12 de outubro. Já o Dia das Crianças foi instituído na década de 1920, mas somente em 1960 passou a ter relevância de fato, com o forte apoio da indústria de brinquedos.
Mas o que importa é que hoje, a festa da Mãe de Jesus e a festa das crianças, amadas de Jesus, coincidem no um único dia, e assim, unidas, essas duas celebrações enobrecem ainda mais o dia 12 de outubro.
A maternidade e a fecundidade são duas faces de uma mesma realidade, a beleza incondicional da vida! Nada melhor do que pedir, neste dia, que a Mãe Aparecida abençoe as crianças do Brasil, e porque não, pedir que Ela nos abençoe, eternas crianças que somos diante de Deus Criador.
Nosso Salvador, Jesus Cristo, já dizia que, para poder entrar no Reino de Deus, era preciso ser igual uma criança. Jesus acolhia as crianças, as abençoava, trazia-as para o centro das conversas e a elas dava atenção especial. Ele sabia que a singeleza e pureza de uma criança é o reflexo do coração de Deus e que, no olhar de uma criança, podemos ver refletido o Céu.
Esse amor pelas crianças Ele o deve ter recebido de sua mãe Maria que, como mestra e educadora, foi uma mãe zelosa e bondosa, e plantou em Jesus a consciência da sacralidade e dignidade de uma criança.
Gostaria de propor, nesse dia 12 de outubro, que você mamãe, papai, vovó, vovô, tio ou tia, padrinho ou madrinha, enfim, caso você tenha uma criança aí, pertinho de você, que você a consagre a Nossa Senhora Aparecida. Façam uma oração juntos, e mais do que brinquedos, ofereça amor, carinho, respeito!
Ensine esta criança que está do seu lado a cultivar amor por Jesus e por Maria, plante nela a semente da fé e da religião! Ah, e se você, mulher, anseia pelo nascimento de uma criança, quer ter um bebê, e infelizmente tem tido dificuldades, peça a Nossa Senhora que ilumine te ilumine, e se for da vontade de Deus, o dom da maternidade será concedido! Peça à Mãe que o Filho atende!
Feliz dia 12 de outubro para todas as crianças e para todos nós que amamos Nossa Senhora Aparecida!
Pe. Evaldo, C.Ss.R
Comments0