ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Após um longo período de pausa devido à pandemia, as pessoas começam a voltar a desfrutar de grandes eventos, repletos de entretenimento e novidades. É o caso da maior feira católica da América Latina, a ExpoCatólica. Realizada de 27 a 30 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), foi um evento que durante quatro dias proporcionou o encontro entre autores e leitores, apresentou as novidades do segmento católico e reuniu artistas em momentos únicos.
Mais uma vez, a Editora Ave-Maria marcou presença nesse grandioso evento, celebrando seus 124 anos de existência (em 28 de maio), com muitas novidades, promoções e lançamentos, sempre proporcionando os melhores conteúdos católicos aos seus clientes e leitores.
Dentre os momentos especiais que a Editora Ave-Maria preparou, destacou-se o lançamento
e sessão de autógrafos dos livros Complexo de Zaqueu: caminhos para a cura dos sentimentos de rejeição e inferioridade, escrito pelo padre e psicólogo Elias Souza, além da palestra sobre o livro Catequese e planejamento: organização e mística na ação evangelizadora, durante o 1º Seminário de Coordenadores de Catequese, seguida de sessão de autógrafos com os autores Ariel Machado e Regina Helena Mantovani.
A Editora Ave-Maria divulgou diversas novidades editoriais e promoções especiais, com descontos que chegaram a até 70%. Esse foi um momento mais do que especial para todos aqueles que amam a fé e a tradição católica renovassem sua biblioteca com conteúdos de qualidade.
O estande da Editora Ave-Maria foi visitado por milhares de pessoas, além de diversos autores, parceiros comerciais e amigos.
A Câmara dos Deputados aprovou em 13 de junho o projeto de lei que institui o dia 8 de setembro, Natividade de Nossa Senhora, como o Dia Nacional do Terço dos Homens. O texto agora vai ao Senado para votação.
“O Terço dos Homens tem se caracterizado como porta de entrada de homens que não só retornam à comunhão com a Igreja, mas, ao mesmo tempo, como transformação interior na vida desses homens no seio de suas famílias e na sociedade em geral”, disse à ACI Digital Glayson Lozer, secretário-geral do Terço dos Homens do Brasil. “Isso é o que esperamos cada vez mais: evangelizar, santificar, salvar as almas”, acrescentou.
A proposta da lei foi do deputado Eros Biondini (PL-MG). “Quando os pais oram, a família toda é edificada. Obrigado a todos pelo grande apoio que recebi. Sem vocês eu não conseguiria”, publicou Biondini em suas redes sociais.
Para o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), relator do projeto, o Terço realizado dos homens tem como missão reforçar a presença de leigos da Igreja e das suas comunidades e é um sinal cristão para a formação da família e de uma sociedade cristã. “A iniciativa do Terço do Homens é valorosa para a Igreja porque traz para o seio da adoração de Maria parte dos homens que muitas vezes acabaram ficando distantes de certas atividades de louvor”, disse o deputado no plenário da Câmara.
O coordenador da Frente Parlamentar Católica, deputado Francisco Jr (PSD-GO), declarou em discurso na Câmara: “O Terço dos Homens é o movimento que mais cresce no Brasil e ele vem neste momento trazer toda essa energia, toda essa coragem, toda essa disposição do brasileiro”.
Glayson Lozer disse que a aprovação do Projeto de Lei do Dia Nacional do Terço dos Homens estava sendo aguardada desde fevereiro de 2021, após o encerramento da 13ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, em Aparecida (SP). “Neste período fomos até o autor do projeto, Eros Biondini”, falou Glayson. O deputado foi internado por alguns dias com o novo coronavírus, o que interrompeu temporariamente os trabalhos, segundo Lozer, que continuou: “Realizamos uma audiência pública em agosto de 2021. Até que chegamos ao histórico dia 13 de junho de 2022, quando, após a leitura do relatório no plenário, a Câmara dos Deputados aprovou”.
O dia 8 de setembro foi escolhido com muito critério, disse Lozer: “Na então Vila Providência, hoje município de Itabi (SE), um grupo com cerca de duzentos homens rezou sob o nome Terço dos Homens pela primeira vez. Era dia 8 de setembro de 1936, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde o grupo existe até hoje”.
O Terço dos Homens é um movimento católico reconhecido por lei em sete Estados do país: Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão. Desde 2009, as romarias anuais do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida lotam a cidade de Aparecida.
Fonte: ACI Digital
A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de seu Setor de Educação, está organizando para o mês de agosto o 21º Encontro Nacional da Pastoral da Educação (ENAPE). O encontro, a ser realizado de forma híbrida de 19 a 21 de agosto deste ano, terá como objetivo refletir, partilhar e traçar caminhos para fortalecer a presença evangelizadora nos múltiplos espaços educativos do Brasil.
Com o tema “Pastoral da Educação: identidades e missão”, o encontro convida os agentes da Pastoral da Educação a refletir a missão da pastoral dentro da grande missão confiada pelo Senhor aos seus discípulos. Além disso, como ação evangelizadora nos espaços educativos, a pastoral ganha rostos e iniciativas próprias, levando em consideração as especificidades de cada lugar, por isso a utilização do termo “identidades” no plural, evocando a realidades e abordagens diferentes.
Devido às implicações da pandemia, os eventos do 21º Encontro Nacional acontecerão em formato híbrido, com grupo presencial em Goiânia e com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube “Cultura e Educação CNBB”, entre os dias 19 a 21 de agosto de 2022. A programação com os respectivos horários será publicada no site culturaeducacaocnbb.com. Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) serão oferecidos certificado de dez horas aos participantes do encontro.
Fonte: CNBB
Comments0