ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Igreja no Brasil se prepara para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada em 2023, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O sínodo é um processo de dois anos, dividido em fases distintas, começando em outubro de 2021 e culminando com a “fase da Igreja universal” na tradicional assembleia do Sínodo dos Bispos no Vaticano, em outubro de 2023.
Nos dias 9 e 10 de outubro, em Roma, o Papa Francisco abriu a primeira fase do processo de escuta do povo de Deus nas dioceses do mundo inteiro. Em comunhão com toda a Igreja, as dioceses do Brasil iniciaram a fase local do sínodo.
Fonte: CNBB
Uma entrevista coletiva na sala de imprensa da Santa Sé, no dia 19 de outubro, apresentou o novo aplicativo de oração do Papa – Click To Pray 2.0 – e o site de oração pelo Sínodo.
Desde 2016, o Click To Pray é a plataforma de oração do Papa, para ajudar a rezar pelos desafios da humanidade e pela missão da Igreja expressos nas intenções do Santo Padre. O Click To Pray, disponível em sete línguas, já atingiu mais de 2,5 milhões de pessoas em todos os continentes.
CLICK TO PRAY E O SÍNODO
O diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, Padre Frédéric Fornos, si, explicou que o aplicativo vai apoiar o processo espiritual do sínodo. Entre as propostas, a oração pela Igreja local, com as intenções que as conferências episcopais desejarem. Outra novidade é o site de oração pelo sínodo.
“Hoje, junto à secretaria-geral do sínodo e à União Internacional das Superioras Gerais, a Rede Mundial de Oração do Papa apresenta um site para rezar por uma Igreja sinodal, onde todo o povo de Deus poderá partilhar as próprias orações”, anunciou.
“Sonhamos e criamos este site, prayforthesynod.va, como um espaço virtual contemplativo, em que cada crente pode compartilhar sua oração por uma Igreja sinodal. Queremos acompanhar todo o caminho sinodal com uma atitude de oração e escuta profunda, premissa indispensável para o discernimento comunitário ao qual o Papa Francisco convida toda a Igreja”: quem isso afirmou foi a responsável pela comunicação da União Internacional das Superioras Gerais, Patrizia Morgante.
A abertura oficial do site para os mosteiros foi no dia 19 de outubro. Para todos, será no dia 1° de novembro, Dia de Todos os Santos.
O PERFIL DO PAPA NO CLICK TO PRAY
O secretário do Dicastério para a Comunicação, Monsenhor Lucio Ruiz, também presente na coletiva, destacou que a plataforma Click To Pray – acessível via aplicativo, site, Facebook, Twitter, Instagram e YouTube – é um instrumento bom e oportuno para a comunhão, isso uma vez que oferece espaço de comunidade e apoio na e para a oração.
“As novidades da nova plataforma propõem uma maior interação com várias redes e comunidades eclesiais e novas possibilidades para nos acompanhar de modo personalizado na nossa vida espiritual”, afirmou.
Monsenhor Ruiz também mencionou a importância das redes sociais do Papa para chegar ao coração das pessoas. Nesse sentido, além de Twitter e Instagram, agora também há um perfil de oração do Papa no Click To Pray.
“É uma grande alegria poder apresentar, nestes dias, não somente a nova versão do Click to Pray, mas a sua abertura dinâmica ao processo que a Igreja começou a percorrer com o sínodo”, concluiu Monsenhor Ruiz.
NOVIDADES
O aplicativo acompanha seus usuários na oração pessoal e comunitária. É proposto um ritmo cotidiano de oração em três momentos do dia: manhã, tarde e noite. As propostas são simples, concretas e adaptadas à vida cotidiana.
As novidades da versão 2.0 são a escola de oração e a agenda de oração. Quem explicou sobre isso na coletiva foi a coordenadora internacional do Click To Pray, Bettina Raed. Ela também é diretora regional da Rede de Oração do Papa na Argentina e Uruguai.
A agenda permite ao usuário organizar os conteúdos e horários das orações. Assim, possibilita personalizar a forma de rezar. “Outra novidade é que o Click To Pray oferece uma escola de oração com conteúdos que ajudam a formar e aprofundar a oração e muitos desses provêm da experiência das catequeses do Papa Francisco e do tesouro espiritual da Igreja, assim como outros conteúdos de projetos globais, como a Palavra do Dia, do Vatican Media, e do Twittando com Deus”, explicou Bettina.
A coordenadora também falou sobre a ligação com o processo sinodal, uma conexão com os conteúdos do site de oração do sínodo: “Esses conteúdos serão colocados em evidência, no início incluirão as orações dos mosteiros e das igrejas locais e depois de todo o povo de Deus”.
EXPERIÊNCIA PROFUNDA DE ORAÇÃO
O gerente de projeto do aplicativo, Juan Ignacio Castellaro, também participou da coletiva de hoje. Ele explicou que o novo desenho gráfico da plataforma coloca em destaque a oração do Papa. O usuário pode acessar de maneira intuitiva cada um dos seus conteúdos principais. Castellaro ressaltou ainda que essa atualização foi feita especialmente a partir da escuta de testemunhos diversos. Foram ouvidos jovens, adultos, homens e mulheres que usam o Click To Pray: “Esperamos que esta renovação seja uma boa oportunidade para oferecer um serviço de qualidade e ajudar toda a Igreja a caminhar junta e orar uns pelos outros”.
Fonte: Canção Nova
A Prefeitura da Casa Pontifícia anunciou que, no dia 5 de novembro, o Papa Francisco celebrará a santa Missa na sede romana da Universidade Católica do Sagrado Coração por ocasião dos sessenta anos da inauguração da Faculdade de Medicina e Cirurgia.
A Universidade Católica do Sagrado Coração é responsável pela gestão do Hospital Agostino Gemelli de Roma, onde o Papa foi internado de 4 a 14 de julho para uma cirurgia no cólon.
A universidade tem sua sede principal em Milão e foi fundada em 1921 pelo médico e religioso Padre Agostino Gemelli e por Armida Barelli, da Terceira Ordem Secular de São Francisco, cofundadora do Instituto Secular das Missionárias da Realeza de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O Papa celebrará a missa às 10h30, hora de Roma. Francisco sempre esteve muito próximo dessa instituição educativa de referência na Itália. Por ocasião do seu centenário, em 18 de abril de 2021, após a oração do Regina Coeli no Palácio Apostólico do Vaticano, o Papa felicitou a universidade pelo seu aniversário. Na ocasião, destacou o “valioso serviço para a formação de novas gerações” e manifestou o desejo de “que continue a cumprir a sua missão educativa de ajudar os jovens a serem protagonistas de um futuro rico em esperança”.
Junto com o Padre Agostino Gemelli e Armida Barelli, Ludovico Necchi, Francesco Olgiati e Ernesto Lombardo participaram da fundação da instituição. Como informa o seu site, a Universidade Católica do Sagrado Coração é o maior ateneu católico da Europa.
Sua sede é em Milão, mas ela tem um forte vínculo com toda a Itália por meio de seus cinco campi em Milão, Piacenza, Cremona, Brescia e em Roma. Além disso, administra a Policlínica Universitária Agostino Gemelli de Roma.
Em seus cem anos de história, a Universidade Católica do Sagrado Coração formou muitos dos líderes do país: políticos, altos funcionários, juízes, acadêmicos, intelectuais, empresários, professores, profissionais, bispos, jornalistas e escritores.
Fonte: ACI Digital
Comments0