ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
É sempre uma grande graça celebrar o padroeiro de um lugar, ou grupo, principalmente quando este santo ou bem-aventurado é um membro de sua própria família. Assim, o noviciado carmelitano da Província de Santo Elias, em Mogi das Cruzes, se revestiu dessa grande felicidade e graça ao celebrar no dia 25 de maio sua Padroeira, a grande santa florentina, Santa Maria Madalena de Pazzi. Carmelita do século XVI, ela ainda não ganhou popularidade em nosso país, mas sua vida de total entrega a Deus é digna de ser imitada, para assim se chegar ao cume do Monte, que é o próprio Cristo.
Para homenageá-la e melhor preparar a comunidade para a Festa em honra à santa, foi realizado um Tríduo, que teve início na terça-feira (22/05), e término na quinta-feira (24/05), sendo celebrado na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes. Nesses dias, a programação era iniciada com a recitação do santo terço, às 19h, seguida de missa e orações próprias do Tríduo.
No primeiro dia, Frei Carlos Mesters, O. Carm., presidiu a Santa Missa, destacando a humanidade desta santa carmelita. No segundo dia, a Eucaristia foi presidida pelo mestre de noviços, Frei Marcelo de Jesus Maciel, O.Carm., e concelebrada pelo vice-mestre Frei Marcelo Amaral de Aquino, O.Carm., destacando-se pontos essenciais da Regra do Carmo na vida da santa florentina.
No terceiro e último dia do Tríduo, a Santa Missa foi presidida por Frei Marcelo Aquino e concelebrada por Frei Marcelo de Jesus, acentuando-se a vida de silêncio da santa, apecto essencial da vocação carmelita.
A grande festa em honra a Santa Carmelita, padroeira do noviciado, foi celebrada no seu dia 25 de maio, sendo a Santa Missa presidida por Frei Marcelo de Jesus e concelebrada por Frei Marcelo Aquino. Na ocasião, destacou-se a mística da santa, grande tesouro escondido da Ordem do Carmo. A celebração foi finalizada com bênção solene com a relíquia de Santa Maria Madalena de Pazzi, que fica na capela do Noviciado. Após a missa houve um momento para a veneração da relíquia pela assembleia.
Texto de:
Frei Luis Miguel dos Santos Lima, noviço
Frei João Wanderson Oliveira Ossola da Cruz, noviço
Fotos: Arquivo Noviciado
Leia também:
http://carmelitas.org.br/index.php/2018/05/25/santa-maria-madalena-de-pazzi-rogai-por-nos/
Comments0