ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Neste domingo, 10 de janeiro, Festa do Batismo do Senhor, cinco noviços da Província Carmelitana de Santo Elias e dos Comissariados do Paraná e da Venezuela manifestaram publicamente sua adesão radical ao seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes (SP), eles professaram a Deus os votos de pobreza, castidade e obediência na Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.
Com a profissão temporal, os professos tornam-se partícipes da consagração própria do estado religioso e estão inseridos na Ordem Carmelita (Ratio Institutionis Vita e Carmelitanae §101). Devem “procurar harmonizar os estudos e as atividades apostólicas com a vida de oração e comunitária” (Constituições §152). Incluídos na missão de Jesus, com a entrada no apostolado, os frades devem exercer o serviço na Igreja, com a riqueza da vida contemplativa (Constituições §91-92).
Iniciando os estudos filosóficos e teológicos, os neoprofessos terão a oportunidade de conhecerem melhor a si mesmos, a realidade histórica na qual estão introduzidos e a razão de fé que professam. Sendo fiéis seguidores de Elias e Maria, poderão defender com zelo as causas do Senhor dos Exércitos (IRs 19,14) e gerar Cristo no coração de muitos no meio acadêmico.
A caminhada deles no Carmelo apenas se inicia. A partir de agora integrarão todo o patrimônio histórico, cultural e espiritual que esta Venerável Ordem do Carmo ofereceu a toda a Igreja e a sociedade no decorrer dos séculos. A responsabilidade deve ser grande perante o tamanho desta herança, porém, a confiança n’Aquele que nos chama a cada dia precisa estar edificada na rocha. Partícipes deste carisma e inseridos no mundo, os neoprofessos devem testemunhar com suas vidas a alegria de saborear os frutos que a terra do Carmelo tem de melhor (Jr 2,7) e, assim, viverem diariamente no quotidiano de suas vidas o extraordinário de Deus.
Fizeram a Profissão Temporária os seguintes frades:
Frei Alberto Henrique Ferreira Marini, O. Carm.
Frei Alejandro José Castejón Gonzalez, O. Carm.
Frei Christiam de Faria Rosas, O. Carm.
Frei Gabriel Job Rodrigues da Silva, O.Carm.
Frei Paulo Alves de Oliveira, O. Carm.
Fotos: Divulgação
Comments0