ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
“Se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo (2Cor 5,17)”
Essa frase da carta de São Paulo Aos Coríntios podemos encontrar na introdução do salmo 103 da liturgia das horas do 2º Domingo do advento. Estar em Cristo, nova criatura, deixar o tempo velho para trás e acolher o novo de Deus faz parte do espírito desse tempo litúrgico tão profundo na vida da Igreja.
O advento é tempo de conversão enquanto marca profundamente as nossas vidas fazendo-nos reconhecer que temos ainda tantos limites e imperfeições que precisam ser reconhecidos e transformados até o grande encontro com o Senhor que vem e está próximo. O sentimento de espera se mistura com a alegria da chegada de Cristo que invade as casas das pessoas nesse tempo.
O Natal é uma celebração que emociona justamente porque não precisamos de muito para compreender que o Deus onipotente se fez pequeno por nós. Nos encantamos com esse mistério. Cada vela da coroa do advento que se acende aos domingos é sinal do tempo que avança e a alegria aumenta.
Vejo o advento com uma beleza particular justamente por tantos sinais, as velas, as antífonas, a liturgia em geral, as luzes, o presépio e tantos outros sinais progressivamente anunciam a salvação. Um dia um professor numa das aulas do mestrado disse que o tempo Mariano por excelência não é o mês de maio, mas, o advento. Sim, porque no advento podemos contemplar o mistério magnífico de Deus na vida da pequena jovem de Nazaré. Foi escolhida na sua simplicidade e foi preparada de corpo e alma para a chegada do salvador.
Maria mais do que qualquer outra pessoa viveu a experiência da espera do Senhor, da preparação de cada detalhe. Muitas lágrimas, incertezas, medos provavelmente fizeram parte desse processo. Mas, sabemos que no seu SIM foi fiel até o final. Soube esperar e viu a salvação acontecer. Olhemos para a Virgem Maria e aprendamos tudo aquilo que precisamos para um bom advento.
Ela nos ensina perfeitamente. “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Que a Palavra de Deus nos ajude a transformar a nossa vida para que seja uma verdadeira manjedoura neste natal. Ele vem e quer habitar em nós!
Comments0