Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Community
  • Activity
  • Members
  • Groups
  • Forums
  • Loja
  • Events
    • Calendar View
    • List View
  • E-Learning
  • LearnDash
    • All Courses
  • LearnPress
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Perfil na Área de Cursos
  • WP Job Manager
  • Other
  • Membership
    • Planos de Assinatura da Rede de Catequistas
    • Restricted Post
  • Posts
    • Artigos
    • Post with Sidebar
    • Post without Sidebar
    • Post with no Data Overlay
No results found
View All Results
Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Login
  • Register

Recent Posts

  • Textos de formação para Catequistas
    por admin
    16/10/2024
  • Maratona Biblica
    por admin
    16/10/2024
  • Atividade Biblica: Versiculos
    por admin
    16/10/2024
  • Textos para formação sobre a bíblia
    por admin
    16/10/2024
  • Bingo Biblico
    por admin
    16/10/2024

Popular Tags

ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita

Latest Comments

  1. Solange Barroso Silva mesquita em Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus04/06/2024
  2. Joaquim Ferreira lima em Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?23/05/2024
  3. Lya em CATEQUISTA por um dia15/05/2024
  4. Alessandra alves pinto em DINÂMICA: COROA DO ADVENTO – feito com as “mãos” das crianças.16/03/2024
  5. Jucileia Pereira em Confira esse encontro sobre Quaresma11/03/2024

Categories

  • Adultos
  • Advento e Natal
  • Artigos
  • Atividades para imprimir
  • Bíblia
  • Campanha da Fraternidade
  • Cardeais
  • Catecismo
  • Catequese
  • Catequese de Adultos
  • Catequista
  • Cidadania
  • Coroinhas
  • Crisma
  • Defesa da Vida
  • Devoções
  • Dinâmicas e atividades
  • Espiritualidade
  • Evangelização
  • Família
  • Featured
  • Formação
  • Fraternidade
  • Igreja
  • Iniciação a Vida Cristã
  • Jovens
  • Lifestyle
  • Liturgia
  • Maria
  • Minha Catequese
  • Nature
  • Orações
  • Papas
  • Perseverança
  • Pré-Catequese
  • Primeira Comunhão
  • Promoção Vocacional
  • Quaresma
  • Reflexão
  • Sacramentos
  • Vida Cristã
  • Vídeos
  • Vocação
Artigos
31/07/2024

O AMADURECIMENTO NAS RELAÇÕES FAMILIARES

0
0

Estimado(a) leitor(a) da Revista Ave Maria, começo nossa reflexão mensal propondo uma busca pelo amadurecimento nas relações familiares. 

Você já refletiu sobre o seu amadurecimento nos relacionamentos com os irmãos, com a sua família e a sua comunidade? Deus vem revelando, aos poucos, o que você pode fazer para mudar a direção da sua vida com o propósito de viver melhor em família, em comunidade, amando o irmão como Jesus o ama. Ainda temos uma última etapa a concluir. Vamos lá?

As circunstâncias difíceis e irritantes podem trazer à tona o melhor que há dentro de um cristão, mas, em contrapartida, também podem revelar o que há de pior nele. Pode ser que ele suporte, com paciência, tais circunstâncias, confiante de que Deus fará cooperar todas as coisas para o seu bem. Por outro lado, pode ficar gemendo e resmungando porque alguma coisa desagradável lhe aconteceu. Se acontece que certo irmão, ou irmã, contribui para o seu desconforto, ele ou ela pode começar a se queixar dessa pessoa em todos os seus círculos de amigos.

Às vezes, temos a tendência de transferir para os outros o nosso estado emocional de depressão, impaciência ou irritação. Muitas vezes, procuramos culpar os outros pelas nossas dificuldades ou ficamos a nos imaginar explorados pelo egoísmo deles. Assim, todas as vezes que conversamos com alguém começamos a nos queixar, murmurar e gemer a respeito do desgosto que este ou aquele nos causou. Quem murmura manifesta ruidosamente sua irritação contra algo que o incomoda.

O apóstolo Tiago, vendo que na comunidade cristã havia muitos irmãos se queixando uns dos outros, disse: “Irmãos, não se queixem uns dos outros; para não serem julgados por Deus” (Tg 5,9). 

O que significa queixar-se de um irmão? Significa expressar descontentamento, impaciência e mágoa em relação a ele, geralmente em conversa reservada. A palavra grega que se traduz como queixar-se significa, basicamente, “gemer”, isto é, reclamar, murmurar.

Como podemos viver esse ensinamento (“não se queixem uns dos outros”)? Devemos reconhecer que Deus utiliza as situações difíceis e penosas para desenvolver, em nós, uma fé, uma paciência e uma esperança mais firmes e cheias de fruto (cf. Tg 1,2-3).

Nós, cristãos, não devemos, em conversa com terceiros, acusar os irmãos de ter causado ou intensificado as situações difíceis ou irritantes em que esses se encontram. Não devemos julgar as motivações ou ações dos nossos irmãos. Se alguém for culpado, devemos deixar que Deus faça o julgamento (cf. Tg 1,19; 4,12; 5,10-11).

Ainda que pensemos ter bastante motivo de queixa, nós, cristãos, não devemos gemer nossas mágoas aos outros. Deus só deixa dois caminhos: suportar e perdoar os irmãos (cf. Cl 3,13) ou advertir e aconselhá-los (cf. 1Ts 5,14; Rm 15,14).

É muito importante para a família viver o ensinamento de não se queixar uns dos outros. As críticas proferidas às escondidas são meios de semear ressentimentos e brigas dentro da Igreja de Cristo e de nossas casas. Murmurar é algo tão perigoso que Judas, em sua epístola, relaciona a murmuração diretamente com o comportamento dos falsos mestres. Ele diz que os murmuradores vivem em rebelião contra Deus e sua autoridade e certamente enfrentarão o julgamento divino. Mais ainda, diz que são pessoas que vivem segundo suas próprias paixões e de cujas bocas saem apenas palavras de soberba (cf. Jd 1,15-16).

Deus considerou as coisas ditas pelos murmuradores a respeito de Moisés como realmente sendo queixas rebeldes contra sua própria liderança divina (cf. Nm 14,26-30). Os cristãos devem manifestar, em alto grau, o mútuo amor e a unidade. A família não pode funcionar bem quando os membros estão trabalhando uns contra os outros, mas, quando todos tomam posse e obedecem a esse ensinamento, a família fica livre desse tipo de contenda e das incapacitações que ela causa; assim, o pequeno grupo e a Igreja podem edificar-se na semelhança de Cristo.

RELAÇÕES FAMILIARES
0
0
Publicado por: admin

Previous

EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A POSTURA EM CASA

Next

PROBLEMAS CAUSADOS PELO FUMO

Leia mais

Artigos
09/04/2024

Como aproveitar as humilhações do dia-a-dia para crescer na vida espiritual?

0
0
Artigos
01/01/2022

A EPIFANIA DO SENHOR

0
0
Artigos
01/06/2022

O BOM PASTOR

0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© All Rights Reserved. Grupo A Rede