ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Entrada
* A cruz entra na frente. Os outros coroinhas entram de dois em dois.
* Chegando à frente do presbitério, a cruz faz reverência e os coroinhas, genuflexão.
* Caso algum coroinha este a levando algum objeto, como o missal, este faz reverência.
* No Tempo Pascal, costuma-se levar o Círio Pascal. Este é levado por um ministro.
* Depois da genuflexão, todos vão para os seus lugares.
Intenções
* Dois coroinhas devem buscar as intenções.
* Eles devem fazer reverência diante do sacrário e então ir buscar as caixinhas.
* Ao voltar, devem esperar na frente do presbitério até o padre falar “oremos”, então colocam as caixinhas sob o altar.
* Depois fazem reverência novamente diante do Sacrário.
* Geralmente, deve-se ir buscar as intenções quando começa o Hino de Louvor (Glória), mas na Quaresma (os 40 dias antes da Páscoa) e no Advento (as 4 semanas antes do Natal), deve-se ir quando começa o Ato Penitencial, pois não há Hino de Louvor.
Missal e microfone
* Caso se a responsabilidade dos coroinhas segurar o missal e o microfone para o padre, estes devem, pouco antes do “oremos” dirigir-se para perto do padre. Quando ele disser “oremos”, o missal e o microfone devem ir até o padre.
Ofertório
* Durante as últimas Preces da Comunidade, os coroinhas devem ir passando de dois em dois para a sacristia.
* Deve-se começar a levar os objetos para o altar após o “amém” da comunidade, depois das preces. Leva-se o cálice e as âmbulas sobre o altar. As tampas das âmbulas devem ser colocadas sobre o altar-mor, pouco para o lado do sacrário.
* As galhetas devem ser levadas para o padre quando este, com o cálice na mão, se virar em direção à sacristia. A mesma coisa com o lavabo.
Sinetas
Depois do ofertório, durante a oração eucarística, quando o padre diz “an os e santos”, os dois que vão bater os sinos vão pegá-los, quando começa o “Santo”, os coroinhas descem em fila, com os dois sineteiros no meio. Deve-se deixar um espaço entre os sineteiros.
* Chegando, faz-se reverência. Bate-se o sino quando o padre impõe as mãos sobre as oferendas, quando ergue a Hóstia e quando ergue o cálice. Depois da resposta para “eis o mistério da fé”, faz-se reverência e retorna-se ao lugar.
Patenas
* Durante o abraço da paz, um coroinha deve buscar as patenas e durante o “Cordeiro de Deus”, deve retornar e distribui-la. Depois do “eu não sou digno de que entreis em minha morada…”, os coroinhas passam para a frente do altar, ladeando-o. Então, quando os ministros descerem para a assembléia, os coroinhas vão unto. Fica-se sempre do lado mais externo e a mão que fica para o lado do altar deve ir unto ao coração. A patena deve estar sempre debaixo da hóstia, na posição horizontal.
* Depois deve-se levar as patenas para purificar.
Saída
Durante a saída, faz-se uma fila na frente do altar-mor, para fazer a genuflexão e sair para a sacristia.
Via Coroinhass.p.a
Coroinhass.p.a@hotmail.com