ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A partir desta Quarta-Feira de Cinzas, 9, a Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta” foi lançada em várias dioceses espalhadas pelo Brasil. Em Goiânia, a arquidiocese dá início à Campanha no Aterro Sanitário da capital, para reforçar o compromisso da Igreja de se envolver na causa ambiental.
O evento contou com a presença do prefeito da Capital, Paulo Garcia, que elogiou a iniciativa da Igreja de tomar frente em uma das maiores preocupações da humanidade no momento, o futuro da vida na Terra. Ele se lembrou de outros temas da Campanha da Fraternidade também ligadas ao meio ambiente e colocou a administração municipal à disposição para o que for possível.
Em seu discurso, o arcebispo, dom Washington Cruz, ressaltou o compromisso dos cristãos com o planeta e a defesa da vida, “especialmente do meio ambiente”, e terminou sua fala com uma oração de São Francisco de Assis. Depois do encerramento da cerimônia, o arcebispo visitou as instalações do aterro sanitário em companhia da imprensa e do presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Luciano Henrique de Castro.
Na manhã da Quarta-Feira de Cinzas, o bispo diocesano de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach, lançou a CF-2011, no Auditório São José, em Criciúma. Participaram ainda da abertura, o coordenador diocesano de pastoral, padre Antonio Mendes e o vigário geral, padre Wilson Buss, além de especialistas com o professor universitário mestre em Ciências Ambientais, Dr. Carlyle Torres Bezerra e o professor mestre José Carlos Virtuoso.
A arquidiocese de Curitiba aproveitou o ato de lançamento da CF-2011, na Quarta-Feira de Cinzas, para abrir o edital do Fundo Diocesao de Solidariedade (FDS). Trata-se do gesto concreto da diocese que ajuda a efetivar propostas de grupos organizados, pastorais e entidades sociais relacionadas ao tema da Campanha.O FDS foi criado na arquidiocese de Curitiba em 2008 e, até o momento, já viabilizou mais de cinquenta projetos sociais.
Em Maringá (PR) teve lançamento para a imprensa na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, no auditório Dona Guilhermina. Nas 55 paróquias da arquidiocese, ações de conscientização vão ser comandadas pelo movimento de Cursilhos de Cristandade. Dentro da temática ambiental, este ano o Fundo Arquidiocesano da Solidariedade vai financiar projetos ligados ao tema da campanha articulada pela CNBB. Para a comunidade, o lançamento na arquidiocese será nessa quinta-feira, 10, no salão da paróquia Santo Antônio de Pádua, às 20h.
A solenidade de abertura oficial na diocese de Limeira (SP) aconteceu hoje, 10m, às 15h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores, em Limeira, com a presença de padres, diáconos, agentes de pastoral e movimentos, religiosos, autoridades e imprensa em geral.
Na arquidiocese de Natal (RN) o lançamento da CF-2011 acontece na noite desta quinta-feira, 10, e só termina no sábado, 12. A programação iniciará às 18h, no Hotel Imirá, na via costeira de Natal, com jantar oferecido para autoridades, imprensa e bispos do Regional Nordeste 2 (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte). Na ocasião, falarão sobre o tema e objetivos da CF, o bispo referencial da Campanha, no Nordeste 2, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena; o arcebispo de Natal, dom Matias Patrício de Macêdo; e o coordenador da CF, na arquidiocese de Natal, padre Alcimário Pereira.
BH e Brasília
Em Belo Horizonte (MG) a arquidiocese abre a CF-2011 no dia 12, às 9h, com a presença do arcebispo, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Às 10h haverá uma coletiva de imprensa e, às 11h, a celebração eucarística. Durante o evento, que acontece em Caeté, no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, haverá a apresentação do projeto Gestão Integrada de Território (GIT). Trata-se de um amplo projeto de preservação da vida em todas as suas dimensões.
O Santuário Nossa Senhora da Piedade é um monumento natural de Minas Gerais reconhecido como atrativo turístico de especial relevância para o estado. O espaço fica a 2 mil metros de altura, em Caeté.
A abertura da CF na arquidiocese de Brasília acontece no domingo, 13, com uma celebração às 9h30, na paróquia São João Bosco, no Núcleo Bandeirante. A missa será presidida pelo administrador apostólico, dom Waldemar Passini.
O lançamento da CF na diocese de Oeiras (PI) aconteceu na última sexta-feira, 4, com a presença da imprensa local. O bispo diocesano, dom Juarez Sousa, apresentou o tema e o lema e convidou os fiéis para “olhar os males do nosso modo de viver no planeta terra. E acrescentou ainda que esta é a hora de acolher informações, transformá-las em conhecimento e mudar as práticas agressivas com relação ao diz respeito à convivência com a natureza para que o planeta terra seja sempre habitável”.
Na diocese de Santo André (SP), o primeiro ato da CF-2011 acontecerá no dia 20 de março, com uma Caminhada Penitencial pela paz, pela Fraternidade e pela Vida no Planeta. A intenção é refazer um dos caminhos mais antigos usados primeiro pelos índios, depois pelos colonizadores e pelos primeiros missionários evangelizadores da região. A programação tem início ás 5h da manhã.
Comments0