ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Este é o alerta do Papa Francisco para esta terça-feira. O Evangelho de hoje narra a cura de Jesus a vários doentes e uma frase dita a um deles: ‘Eis que estás curado. Não voltes a pecar’. Qual era este pecado?
“A atitude deste homem leva-nos a pensar. Estava doente? Sim, talvez, tinha alguma paralisia, mas parece que podia caminhar um pouco. Mas estava doente no coração, na alma, estava doente de pessimismo, de tristeza, de preguiça. Eis a doença daquele homem: ‘Sim, quero viver, mas…’, estava ali.
Mas a chave é o encontro com Jesus, mais tarde. Encontrou-o no templo e disse-lhe: ‘Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça algo pior’. Aquele homem vivia no pecado, mas não porque tinha feito algo grave, não.
O pecado de sobreviver e de se lamentar da vida dos outros: o pecado da tristeza, que é a semente do diabo, da incapacidade de tomar uma decisão sobre a própria vida, mas de olhar para a vida dos outros a fim de se lamentar.
E este é um pecado que o diabo pode usar para aniquilar a nossa vida espiritual e também a nossa vida como pessoas.
Comments0