ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Depois do pecado de Adão e Eva, eles e todos seus descendentes ficaram em poder do demônio. Nós também. Deus teve compaixão dos homens e prometeu um Redentor que nos reconciliaria, sanando as rupturas. Este Reconciliador nasceria de uma Mulher que esmagaria com seu pé a cabeça da serpente infernal que tinha enganado a Adão e Eva.
Por isso, todo o povo de Israel esperava ao Salvador. Os Patriarcas e Profetas do Antigo Testamento iam recordando ao povo eleito a promessa de Deus.
Cumpriu-se a promessa feita por Deus de Adão e Eva quando a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade se fez homem nas puríssimas entranhas da Virgem Maria por obra do Espírito Santo; e quando este Deus e Homem verdadeiro – Jesus Cristo – morreu na Santa Cruz para pagar por todos os pecados do mundo, reconciliando-nos assim com Deus, com nós mesmos, com os irmãos humanos e com toda a criação.
Deus teve compaixão dos homens depois do pecado de Adão e Eva?
Sim, Deus teve compaixão dos homens depois do pecado de Adão e Eva, e para nos salvar prometeu um Redentor.
Quem é o Redentor e Reconciliador dos homens?
O Redentor e Reconciliador dos homens é Jesus Cristo.
Quem é o Senhor Jesus?
O Senhor Jesus é o Filho de Deus feito homem, que nasceu da Virgem Maria, morreu na Cruz para salvar a todos os homens e ressuscitou ao terceiro dia.
Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem?
Sim, Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem na unidade de uma só Pessoa que é divina.
Desde quando Jesus Cristo existe?
O Senhor Jesus, como Deus, existe desde sempre porque é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade; e como homem, existe desde a Encarnação.
O que é a Encarnação?
A Encarnação é o mistério da união da natureza divina e da natureza humana na única Pessoa de Deus Filho.
Como se realizou a Encarnação do Filho de Deus?
A Encarnação do Filho de Deus se realizou quando o Espírito Santo, das puríssimas entranhas da Virgem Maria, formou um corpo perfeito, sem pecado, e uma alma nobilíssima que uniu àquele corpo; no mesmo instante, a este corpo e alma se uniu o Filho de Deus e desta maneira o que antes era só Deus, sem deixar de sê-lo, fez-se homem, igual a todos os homens em tudo, menos no pecado.
Poderia-se dizer quem em Cristo a duas pessoas?
Nunca, em Jesus Cristo há uma só pessoa que é divina, com duas naturezas: a divina e a humana.
Comments0