ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O mês de julho chegou e, com ele, as férias do meio do ano letivo, como assim são conhecidas. O jovem deve se questionar: “O que devo fazer nas férias?”. Essa pergunta se faz necessária a fim de que se tenha a consciência de aproveitar ao máximo essa pausa, mesmo que breve, pois em algumas escolas é apenas um recesso de quinze dias.
Os jovens, muitas vezes, não planejam suas férias e acabam por não as aproveitar bem. Acham que nesse período de descanso não é necessário um planejamento, até porque na mente deles são poucos dias, porém, poucos dias bem planejados se tornam um tempo bom. Pense comigo: se você planeja seus quinze dias, eles lhe farão muito bem e na hora de retornar ao ritmo da escola retornará renovado, com mais disposição para estudar e seguir firme em seus propósitos. Pensando assim, o planejamento é o primeiro passo e o mais seguro para aproveitar bem esse período.
Já diz o romancista de Alice no País das Maravilhas, Charles Lutwidge Dodgson, conhecido na literatura como Lewis Carroll: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!”. Por esse motivo você deve ter muita clareza sobre o que fazer em suas férias.
Seguem algumas dicas: 1) pensá-las junto com seus pais ou superiores que o(a) mantêm financeiramente; 2) buscar fazer algo que lhe faça bem e que não seja pecado, como viajar, ler um livro, ir ao cinema, engajar-se em alguma ação solidária – tão urgente neste tempo de inverno; 3) ir à igreja com mais frequência, não só no domingo, e aproximar-se mais da espiritualidade, por exemplo, lendo sobre a vida de algum jovem que se tornou santo, sabendo aproveitar sadiamente a sua juventude; 4) dar mais atenção e estar com a família; 5) ter tempo para os amigos, cultivando amizades sadias e que o(a) aproximem de Deus; 6) praticar ou intensificar alguma atividade física. Essas dicas, por sua vez, farão com que você tenha mais tempo para si e aproveite bem o seu período de férias, restaurando sua vida física, psíquica e emocional.
Agora, se você não pensa nem planeja o seu tempo livre, corre o risco de não aproveitá-lo ao máximo e ainda voltar para as atividades do seu dia a dia cansado(a), estressado(a), sem motivação para seguir avante ou até achando que a culpa é do sistema, isto é, da escola, por não ter prolongado os dias de recesso escolar.
Convém lembrar ainda que o tempo de férias deve ser, de fato, férias. Desconectar-se um pouco, desligar-se realmente, sobretudo das redes sociais, já que, segundo pesquisas, os jovens perdem muitas horas de seu valioso tempo navegando nessas mídias, a ponto de se tornarem escravos delas.
Daí as férias se tornam um bom momento para rever seus conceitos de aproveitamento do tempo. Pergunte-se: quantas horas eu navego nas redes sociais? Não deveria aproveitar esse tempo livre para pensar e investir mais em mim e nos meus sonhos?
Por fim, não fique aí parado(a) sem pensar em nada antes de entrar de férias. Faça um planejamento seguro e isso lhe garantirá um período proveitoso, mesmo que curto, e lhe ajudará a ser um(a) jovem que sabe aproveitar a dinâmica do tempo em relação às férias e, consequentemente, você retornará à rotina feliz e com disposição para ir mais além. Portanto, faça um bom planejamento e boas férias!
Comments0