ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O Santuário de Nossa Senhora da Assunção é uma igreja moderna, aberta e repleta de simbolismo e funcionalidade. Projetada pelo arquiteto cearense Marrocos Aragão, a construção nasce do chão, simbolizando a assunção de Nossa Senhora, que, saindo do meio do povo, é elevada ao Céu. Seu formato redondo, com o altar no centro, representa a Igreja-comunidade que se reúne, partilha e celebra ao redor do altar de Cristo. Sem paredes ou janelas, a arquitetura é arejada pelo vento do Espírito Santo, aberta ao presente, passado e futuro.
Erguida pelo povo em comunhão fraterna e participação libertadora, toda a estrutura foi construída a partir de doações de materiais recicláveis, como ferro velho, papel, latas e vidros. O santuário começou a ser construído em 1984, em sistema de mutirão, contando com a participação voluntária de muitas pessoas, que trabalharam nas diversas áreas da obra e contribuíram em campanhas de rifas, bingos e coleta de materiais recicláveis.
O engajamento voluntário de todos, incluindo técnicos, arquitetos e engenheiros, que trabalharam sem remuneração, é um exemplo de participação e comunhão paroquial. O santuário foi ofertado a Dom Aluísio Lorscheider em suas bodas de prata episcopais como um gesto concreto dessa comunidade paroquial, refletindo a Igreja viva que Dom Aluísio personificava e animava.
Comments0