ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Pastoral de Rua Ação Carmelo realizou uma ceia com pessoas em situação de rua, na tarde do dia 13 de dezembro, na quadra da Associação Beneficente São Martinho, na Lapa (RJ). Foram distribuídas 300 refeições.
A ceia com a população em situação de rua é organizada há dois anos pela Pastoral da Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro (RJ). A ação, coordenada por Frei Adailson dos Santos, O.Carm., contou com a doação de benfeitores e o alegre serviço dos voluntários: da Pastoral de Rua Ação Carmelo, de membros da Ordem Terceira do Carmo, de colaboradores da São Martinho, das Irmãs de Calcutá e das comunidades Semente do Verbo e Fraternidade O Caminho.
Para Frei Adailson, a realização dessa ceia é um compromisso que renova “a missão e o compromisso de lutar a favor dos irmãos e irmãs que vivem em situação de rua”.
“Essa iniciativa da nossa Pastoral de Rua Ação Carmelo tem uma importância muito grande no dia de hoje, porque nós nos reunimos com os irmãos para celebrar o Natal do Senhor. Celebrar o Natal é celebrar o nascimento de Cristo, é celebrar a esperança, é celebrar novamente o Cristo que vem ao nosso encontro e que vem ao encontro desses nossos irmãos e irmãs que estão aqui. Sem dúvida nenhuma é um grande apelo para nós, cristãos, católicos, discípulos e discípulas do Senhor. Cabe a cada um de nós o compromisso direto com a vida dos irmãos”, frisou o religioso.
Logo que chegaram à São Martinho os convidados para o almoço foram recebidos pelos voluntários e aqueles que quiseram puderam se beneficiar com o serviço de corte de cabelo, barba e, até, tomar banho. Voluntários das comunidades religiosas presentes tocavam músicas religiosas, que contou também com a participação de alguns dos beneficiados, que apresentaram suas canções, num belo momento de confraternização.
Em seguida houve a leitura do Evangelho de Mateus (14, 13-21), feita pelo Diácono Permanente Valdinei Martins. A reflexão da Palavra foi realizada por Frei Adailson. Atentos às palavras do religioso, muitos dos beneficiados se sentiram confortados e esperançosos.
“Independente da situação que vivamos, o Senhor vem ao encontro e providencia o alimento para todos nós. O senhor diz para nós: não desanime, o Deus providenciará. […] Mas é preciso também querer a mudança de vida, e deixar que a Palavra de Deus caia em nossos corações e nos dê um desejo de mudar de vida”, disse Frei Adailson aos irmãos e irmãs em situação de rua, durante a reflexão do Evangelho.
Em seguida os alimentos foram abençoados e teve início a distribuição. Todos receberam além da refeição, uma sobremesa, um copo de guaraná natural e ao final, um kit de higiene pessoal.
Confira as fotos:
Comments0