ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
AMBULA, CIBÓRIO OU PÍXIDE: É um vaso sagrado parecido com o cálice, porém contém algumas diferenças. Sua copa é mais larga e fechada com uma tampinha acimada de cruzinha. Como o cálice, sua copa deve ser de ouro ou de prata dourada em seu interior. É usado para a conservação das Sagradas Reservas Eucarísticas para a ocasião da comunhão dos fieis no santo sacrifício da missa.
ALFAIAS: Designam todos os objetos utilizados no culto, como por exemplo, os paramentos litúrgicos.
ALTAR: Mesa onde se realiza a ceia Eucarística; ela representa o próprio Jesus na Liturgia.
AMBÃO OU MESA DA PALAVRA: Estante onde é proclamada a palavra de Deus.
ANDOR: Suporte de madeira, enfeitado com flores. Utilizados para levar os santos nas procissões.
BACIA E JARRA: A bacia serve para concentrar a água usada pelo sacerdote após ter lavado suas mãos no rito do lavabo. A jarra contém a água necessária para o rito. Lembra – nos da santidade e pureza com que se deve oferecer o augusto mistério, segundo exprimem o salmo XXV: ” Lavo minhas mãos em sinal de inocência, para andar em torno de Teu altar ó Senhor.” ( Sal XXV – VI )
BÁCULO: Bastão utilizado pelos bispos. Significa que ele está em lugar do Cristo Pastor.
BATISTÉRIO: O mesmo que pia batismal. É onde acontecem os batizados.
BURSA: Bolsa quadrangular para colocar o corporal.
CÁLICE: Taça onde se coloca o vinho que vai ser consagrado.
CAMDELABRO: Grande castiçal, com várias ramificações, a cada uma das quais corresponde um foco de luz.
CASTIÇAIS: Suportes para as velas.
CADEIRA DO CELEBRANTE: Cadeira no centro do presbitério que manifesta a função de presidir o culto.
CALDEIRINHA E ASPERSÓRIO: A caldeirinha é um pequeno vaso portátil, usado para se colocar a água benta para a aspersão. Já o aspersório é uma pequena haste com o qual o sacerdote asperge a assembléia ou objetos. Na sagrada liturgia são inseparáveis.
CÍRIO PASCAL: Uma vela grande onde se pode ler ALFA e ÔMEGA (Cristo: começo e fim) e o ano em curso. Tem grãos de incenso que representam as cinco chagas de Cristo. Usado na Vigília Pascal, durante o Tempo Pascal, e durante o ano nos batizados. Simboliza o Cristo, luz do mundo.
COLHERINHA: Usada para colocar a gota de água no vinho e para colocar o incenso no turíbulo.
CONOPEU: Cortina colocada na frente do sacrário.
CORPORAL: Pano quadrangular que o padre desdobra sobre o altar; sobre ele é colocado o cálice, a patena e a âmbula para a consagração.
CUSTÓDIA OU LUNETA: Objeto em forma de meia-lua utilizado para fixar a hóstia grande dentro do ostensório.
CREDÊNCIA: Mesinha ao lado do altar, utilizada para colocar os objetos do culto.
CRUCIFIXO: Fica sobre o altar ou acima dele, lembra a Ceia do Senhor é inseparável do seu Sacrifício Redentor.
CRUZ PROCESSIONAL: Cruz com um cabo maior utilizada nas procissões.
CRUZ PEITORAL: Crucifixo dos bispos.
ESTRANTE: Serve para acomodar o Missal; é colocado sobre o Altar para que o sacerdote acompanhe os ritos das celebrações litúrgicas.
EVANGELIÁRIO: É o livro que contém os texto do evangelho para as celebrações dominicais e para as grandes solenidades.
GALHETAS: Recipientes de vidro onde se coloca a água e o vinho para serem usados na Celebração Eucarística. Ficam no pratinho.
GENUFLEXÓRIO: Faz parte dos bancos da Igreja. Sua única finalidade é ajudar o povo na hora de ajoelhar-se.
HÓSTIA: Pão Eucarístico. A palavra significa “vítima que será” sacrificada. A hóstia magna, maior, é destinada à comunhão do sacerdote. A menor, chamada partícula é destinada a comunhão dos fiéis.
INCENSO: Resina de aroma suave. Produz uma fumaça que sobe aos céus, simbolizando as nossas preces e orações à Deus.
LAMPARINA: É a lâmpada do Santíssimo.
LAVATÓRIO: Pia da Sacristia. Nela há toalha e sabonete para que o sacerdote possa lavar as mãos antes e depois da celebração.
LECIONÁRIOS: Livros que contém as leituras da Missa. Lecionário Semanal, contém as leituras dos dias de semana, a primeira leitura e o salmo responsorial estão classificados por ano par e ímpar, o evangelho é sempre o mesmo para os dois anos.Lecionário santoral, contém as leituras para as celebrações dos santos, nele também constam as leituras para uso na administração de sacramentos e para diversas circunstâncias. Lecionário dominical contém as leituras do Domingo e de algumas solenidades e festas.
LIVROS LITÚRGICOS: Todos os livros que auxiliam na liturgia: lecionário, missal, rituais, pontifical, gradual, antifonal.
MANUSTÉRGIO: Toalha com que o sacerdote purifica as mãos, no rito do lavabo, após ter apresentado e incensado as substâncias litúrgicas, pão e vinho, para o santo sacrifício da missa.
MATRACA: Instrumento de madeira firmado por tabuinhas movediças que produz um barulho surdo. Substitui os sinos durante a semana santa.
MISSAL: Livro Litúrgico que contém todo o formulário e todas as orações usadas nas celebrações da missa para todo o ano litúrgico.
NAVETA: Objeto utilizado para se colocar o incenso, antes de queimá-lo no turíbulo.
OSTENSÓRIO ou CUSTÓDIA: É um objeto de ourivesaria destinado a expor o Santíssimo Sacramento à adoração dos fieis ou para levá-lo em procissão. De grande dimensão e magnificência; é uma espécie de sol de ouro, cercado de raios em cujo o centro esta em toda Sua glória e majestade o Santíssimo Senhor Jesus.
PALA: Panosinho sagrado, fixo sobre o papelão, servindo para cobrir o cálice durante o santo sacrifício da missa.
PALIUM: Cobertura com franja, apoiada em quatro varas, que cobre o ministro que leva o ostensório com a hóstia consagrada.
PATENA: Prato onde são colocadas as hóstias para a consagração.
PRATINHO: Recipiente que sustenta as galhetas.
PRESBITÉRIO: Espaço reservado ao sacerdote e aos ministros do altar , fica ao redor do altar, geralmente um pouco mais elevado, onde se realizam os sacramentos da santa igreja de Cristo Deus.
RELICÁRIO: Onde são guardadas as relíquias dos santos.
RITUAIS: É o livro utilizado para orientar os sacerdotes nos rituais de celebração dos sacramentos (batismo, crisma, penitência, unção dos enfermos, ordem e matrimônio).
SACRÁRIO ou TABERNÁCULO: É uma espécie de armário, colocado no altar, no qual se conservam as âmbulas com o Santíssimo Corpo de Nosso Deus Sacramentado. Coberto com seu devido conopeu.
SANGUÍNEO, SANGUINHO ou PURIFICATÓRIO: Pequeno pano de forma retangular utilizado para o celebrante enxugar a boca, os dedos e o interior do cálice, após a consagração.
SANTA RESERVA: Eucaristia guardada no sacrário.
SINETA: Conjunto de sinos em um mesmo objeto, utilizado nas celebrações para marcar momentos importantes da missa, principalmente aquele correspondente à consagração do pão e do vinho, que se transformam no corpo e sangue de Jesus.
TECA: Pequeno recipiente onde se leva a comunhão para pessoas impossibilitadas de ir à Missa.
TURÍBULO: É um vaso de metal suspenso de correntes delgadas empregadas para se queimar e oferecer incenso nas celebrações litúrgicas.
VÉU DA AMBULA: Capinha de seda branca que cobre a âmbula quando esta contém a hóstia consagrada. É sinal de respeito para com a Eucaristia.
VÉU DO CÁLICE: Pano utilizado para cobrir o cálice.
Elaborado por: São Francisco de Assis do Rio Doce
Goste da apostila, só faltou por algumas imagens 😀 (y)