ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Na semana passada, os catequistas que acompanham o site da revista puderam ler sobre como preparar o encontro catequético e como dividir grupos de alunos. Desta vez, terão a oportunidade de aprender a desenvolver o entrosamento entre os catequizandos, o que é absolutamente sugestivo nesta época de início de formação catequética.
O método que você lerá a partir de agora é voltado especialmente para crianças entre 7 e 10 anos de idade, e deve ser aplicado para a orientação sobre a importância da interação e conhecimento entre as pessoas.
Dicas:
Primeiramente, forma-se uma composição em círculo entre os catequizandos. O catequista, então, orienta o grupo demonstrando como a brincadeira é feita: caminha para a direita, em torno do círculo, bate na mão de alguém indicando que essa pessoa caminhe na direção contrária até que se encontrem e, pegando nas mãos, se cumprimentam. Em seguida, continuam o trajeto, sendo que o primeiro a chegar no lugar vago ocupa-o e o outro continua a brincadeira.
Pode-se adaptar a brincadeira conforme a situação. No caso de um grupo que ainda não se conhece, por exemplo, pedir a cada um para dizer o seu nome no momento do cumprimento é uma ótima opção. Também é possível solicitar aos alunos que discorram brevemente sobre si mesmos.
*É importante que todos participem da brincadeira, portanto é preciso orientar o grupo a não repetir as pessoas.
SOU CATEQUISTA E GOSTARIA DE RECEBER VÁRIAS DICAS PARA ENCONTROS DE CATEQUESE COM CRIANÇAS ,ADOLESCENTES E JOVENS.