Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Community
  • Activity
  • Members
  • Groups
  • Forums
  • Loja
  • Events
    • Calendar View
    • List View
  • E-Learning
  • LearnDash
    • All Courses
  • LearnPress
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Perfil na Área de Cursos
  • WP Job Manager
  • Other
  • Membership
    • Planos de Assinatura da Rede de Catequistas
    • Restricted Post
  • Posts
    • Artigos
    • Post with Sidebar
    • Post without Sidebar
    • Post with no Data Overlay
No results found
View All Results
Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Login
  • Register

Recent Posts

  • Textos de formação para Catequistas
    por admin
    16/10/2024
  • Maratona Biblica
    por admin
    16/10/2024
  • Atividade Biblica: Versiculos
    por admin
    16/10/2024
  • Textos para formação sobre a bíblia
    por admin
    16/10/2024
  • Bingo Biblico
    por admin
    16/10/2024

Popular Tags

ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita

Latest Comments

  1. Solange Barroso Silva mesquita em Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus04/06/2024
  2. Joaquim Ferreira lima em Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?23/05/2024
  3. Lya em CATEQUISTA por um dia15/05/2024
  4. Alessandra alves pinto em DINÂMICA: COROA DO ADVENTO – feito com as “mãos” das crianças.16/03/2024
  5. Jucileia Pereira em Confira esse encontro sobre Quaresma11/03/2024

Categories

  • Adultos
  • Advento e Natal
  • Artigos
  • Atividades para imprimir
  • Bíblia
  • Campanha da Fraternidade
  • Cardeais
  • Catecismo
  • Catequese
  • Catequese de Adultos
  • Catequista
  • Cidadania
  • Coroinhas
  • Crisma
  • Defesa da Vida
  • Devoções
  • Dinâmicas e atividades
  • Espiritualidade
  • Evangelização
  • Família
  • Featured
  • Formação
  • Fraternidade
  • Igreja
  • Iniciação a Vida Cristã
  • Jovens
  • Lifestyle
  • Liturgia
  • Maria
  • Minha Catequese
  • Nature
  • Orações
  • Papas
  • Perseverança
  • Pré-Catequese
  • Primeira Comunhão
  • Promoção Vocacional
  • Quaresma
  • Reflexão
  • Sacramentos
  • Vida Cristã
  • Vídeos
  • Vocação
Artigos
16/10/2024

Oração de intercessão

0
0

Hoje se fala muito de “oração de intercessão”; parece até que está na moda essa maneira de rezar, fruto de nossa época que valoriza o pedir e o receber com rapidez. 

Antes de falar de oração de intercessão é bom falar da própria oração em si. Tudo se funda na aliança que Deus faz com o ser humano do jardim do Éden até Noé, quando, após o dilúvio, Deus enviou a paz e a prosperidade sobre a terra. Essa aliança se firma com Abraão e perpassa toda a antiga aliança até culminar em Jesus Cristo.

Pois bem, a aliança é a amizade benevolente que Deus tem para com o ser humano criado por Ele à sua imagem e semelhança. Deus vem e se revela a nós chamando-nos à comunhão com Ele. Ao aceitar essa aliança, o homem entra em contato, em sintonia com o mistério de Deus que se revela. É a amizade com Deus. Nessa amizade existe comunicação não só de Deus a nós, mas nossa com Deus; esta última é a oração.

Oração, mais que fórmulas e métodos, é uma atitude de vida.

Não só orar na vida, mas ter vida de oração, orar a própria vida, colocando-a diante dele para nos sintonizarmos com Ele, que nos ama e nos comunica todo o bem.

Nos evangelhos sinóticos, o momento crucial da oração de Jesus aparece na sua agonia no horto das Oliveiras (cf. Mc 14,22ss; Mt 26,36ss; Lc 22,39ss). Mas é no Evangelho de São João que aparece a grande oração de intercessão, na qual Jesus pede por seus discípulos e por todos os que virão a acreditar nele (cf. Jo 17,1-26).

A oração de intercessão se funda na petição. Jesus nos estimula a pedir: “Pedi e recebereis, batei e abrir-se-vos-á”. Assim, temos muita confiança na oração de súplica e constantemente pedimos às pessoas que rezem por nós, especialmente aos padres se pede que rezem por nós. Aos santos de Deus pedimos que intercedam por nós. Essa fé na oração de súplica é apoiada em inúmeros momentos da Sagrada Escritura, como, por exemplo, a recomendação de São Tiago em sua carta, que se unam os doentes e interceda por ele: “A oração da fé salvará o doente e o Senhor o erguerá (…). Muito pode a oração fervorosa do justo” (Tg 5, 15-16).

É necessário, portanto, que façamos orações nas quais tanto individualmente como em comunidade intercedamos pelos outros. Isso nos abre o coração para sairmos de um modo de orar intimista, em que somente pensamos em nós mesmos, o que enfraquece nossa vida de amor ao próximo.

As mães, principalmente, devem orar por seus filhos. O exemplo de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, que durante 22 anos orou intercedendo por ele diante de Deus para que se convertesse e se tornasse cristão, é famoso na Igreja. Deus não somente atendeu a suas súplicas, mas fez de seu filho um grande santo.

Finalmente, nós pedimos todos os dias a Maria, a mãe de Jesus, na saudação do anjo, na Ave-Maria, que interceda por nós: “Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte”.

Oremos, portanto, e intercedamos uns pelos outros.

Dom Pedro Carlos Cipollini
0
0
Publicado por: admin

Previous

São Pedro e Paulo

Next

Esperança

Leia mais

Artigos
20/04/2021

Mensagem para o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

0
0
Catequese
07/01/2019

PROMOÇÃO: Exclusivamente pra você!

0
0
Formação
18/03/2016

Momento é grave e requer unidade da Nação, diz Dom Orani

0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© All Rights Reserved. Grupo A Rede