ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Já parou para pensar que rezar é preciso crer e inovar as formas de estar com Deus?
Tem dias que parar para rezar, parece uma obrigação. A oração não flui, não se crê mais no que está se falando, o cansaço supera o desejo de estar com Deus. Nesses momentos, você precisa ter fé e ser criativo para perseverar na vida de oração.
A oração diz respeito a um encontro de amizade com Deus e, ao entender que o amor me permite estar diante do Senhor, eu me sacrifico para gastar todo meu tempo com Ele, nesta relação necessária que ocorre no encontro de duas liberdades: a divina e a humana.
Ter fé na oração é muito importante. É acreditar que Deus ouve e que acolhe cada intenção. É crer que você está falando com Deus. Quem tem fé costuma ser mais otimista, vê a vida com olhos mais leves. É claro que todos nós temos problemas, mas a fé em algo maior, em um Deus que olha por nós, torna qualquer fardo mais leve.
A nossa fé pode ser abalada por diversos motivos. Por nos afastarmos da convivência com Deus, por alguma situação esporádica que acontece na nossa vida, por uma desilusão. Algumas pessoas se apegam muito a Deus nas horas difíceis, mas se algo doloroso acontece, pensam que Deus os abandonou. Deus não nos abandona nunca, precisamos fortalecer e renovar a nossa fé nele porque ele conhece o melhor caminho para nós e para todos.
Muitas vezes, nossos dias estão cheios de atividade, tarefas e trabalho podem se acumular e podemos descobrir, no final do dia, que tivemos pouco tempo para rezar e que não damos o devido valor à vida de oração.
Coloque as suas orações em poemas. Escreva uma carta para Deus. Em seguida, volte a ler seu diário em uma semana ou um mês. Há uma boa chance de você ser lembrado de como Deus respondeu às suas orações. E quando você estiver se sentindo para baixo, será lembrado da bondade de Deus e Seu amor por você.
Separe um caderno e anote a sua oração diária, ao longo do tempo você pode ir fazendo memória dos feitos e das promessas do Senhor.
Por vezes, ficar no quarto ou na capela, pode gerar uma certa dispersão. Que tal ousar na forma de rezar, dando uma caminhada? Você rezar o terço neste tempo, contemplar a natureza, ou até mesmo, falar com Deus.
Caminhe em um parque ou jardim e louve a Deus por sua bela criação. Ande em torno de seu bairro e ore pelas famílias de cada casa que você passar. Ou faça uma “caminhada de oração” na calçada em torno de sua escola ou trabalho.
Quais os compromissos da semana ou do mês? Organize todas estas ideias para colocar em oração. Tem uma prova chegando? Ore pela paz de espírito. Vai fazer uma viagem? Peça a Deus para providenciar e preparar tudo que necessita. Reze também pelos eventos do seu grupo, ministério, célula, Comunidade…
Vamos dizer que durante o seu tempo de leitura da Bíblia você se depare com 1 Pe, 5, 7 “Lançando sobre Ele toda vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” Transforme esse versículo em uma oração: “Senhor, eu vou confiar em Ti e dar-lhe todas as minhas preocupações. Eu sei que o Senhor vai cuidar de mim.”
>>Como fazer a lectio divina
Entenda o que este versículo quer falar ao seu coração e reze a partir disso.
Quando você ler ou ouvir falar de uma questão preocupante, anote, para quando não souber mais pelo que rezar, ter em mãos a lista de pessoas, causas e intenções que contam com sua intercessão.
Se a oração é uma conversa, então você também precisa ouvir em silêncio. E o silêncio significa ficar longe de distrações como música e TV. Uma lugar tranquilo, como o seu quarto podem ser o melhor lugar. Enquanto você escuta, não espere ouvir uma voz. Mas espere que Deus toque em seu coração, mova sua consciência, ou ajude você a perceber algo que você precisa fazer ou mudar.
Dezenas de pensamentos passam por sua mente diariamente. Transforme esses sonhos e pensamentos em orações. Peça a Deus para ajudar uma pessoa ferida, coloque diante Dele o seu cansaço, as preocupações e até as distrações. Peça-lhe para perdoar por pensamentos que tomam sua mente. Quando você aprender a manter uma oração em seus lábios, você vai chegar um pouco mais perto de compreender o que significa “orar sem cessar”.
Compreendo que nem sempre temos disposição de gastar tempo de oração, e você é assim como eu, que não gosta da monotonia, e de uma rotina fixa, tente ousar e usar sua criatividade também na oração. Além dessas dicas, vale louvar com músicas, ler um livro espiritual, e sempre ter fé de que Deus ouve cada prece e habita em seu coração.
Comments0