ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
É um sacramento social que Cristo instituiu na Última Ceia. É um sacramento no qual Ele concede candidato ao sacerdócio o poder sacerdotal e lhe dá as graças para exercê-lo santamente.
O que é um Sacerdote?
É um homem como nós, sujeito a fraquezas, porém separado dos demais para o exercício da doação de Deus aos homens. O Sacerdote é o dispensador do amor de Deus aos homens.
É chamado de Pontífice = ponte – artifice: construtor de pontes; pontes que ligam o Céu à Terra; os homens à Deus; o eterno ao temporal; o pecado à misericórdia.
O sacerdote administra os sacramentos, sinais do amor de Deus aos homens.
O ministro do sacramento da Ordem é o Bispo. Em caso de impossibilidade, o Bispo delega esse poder a outro sacerdote.
Jesus Cristo deu aos apóstolos a plenitude do poder sacerdotal e estes transmitiram essa plenitude a outros, pela impossição das mãos.
Deste o tempo dos apóstolos, têm-se sagrado bispos e ordenado sacerdotes pela imposição das mãos e oração.
Pela ordenação Sacerdotal, Jesus Cristo confere o poder de:
1º Celebrar a Santíssima Eucaristia;
2º Administrar os sacramentos: Batismo, Reconciliação, Unção dos Enfermos, Matrimônio;
3º Administrar o sacramento da Crisma, quando receber delegação do senhor Bispo pela total impossibilidade deste;
4º Consagrar e benzer (pessoas e coisas).
Somente o sacerdote pode confessar e consagrar.
A ordenação Sacerdotal, imprime caráter que nunca se apaga. Chamamos de sinal indelevel. Pela ordenação o sacerdote fica unido de mode especial a Jesus.
Ele é a extensão de Cristo entre os homens, amando-os e dispensando-lhes a salvação proporcionada por Jesus por meio da Igreja em seus Sacramentos.
O sacerdote jamais poderá perder o seu poder sacerdotal, a menos que seja dispensado pelos seus legítimos superiores através da ordem expressa do Santo Padre o Papa.
Jesus chama os jovens a seu serviço. Jovens de todas as nacionalidades, raças e cores. Eles devem ter requisitos básicos de cristãos verdadeiros:
– Fé viva e operante;
– Estar pronto ao sacrifício, até da própria vida, no serviço ao Deus que chama;
– Trabalhar pela salvação dos homens sem distinção de raça ou cor.
Sou catequista e essas definições ajudam muito nos ensinamentos dos jovens.