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Artigos
22/08/2022

Ordenação diaconal de Frei Jefferson e Frei Lucas

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“O diácono é chamado a ser servidor do Senhor e de sua Igreja. O diaconado é um grande dom de Deus, mas não pode ser entendido como honraria ou fonte de privilégios. O diaconado é serviço, enquanto ministério ordenado. Para exercer o diaconado, é preciso ter o coração e a vida de servo do Senhor e de servidor da Igreja”

No dia 20 de agosto, Frei Jefferson Pereira, O.Carm, e Frei Lucas de Melo Pires, O.Carm, foram ordenados diáconos na Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Bela Vista, São Paulo. A cerimônia foi presidida pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro,  Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira.

Frei Jefferson conte um pouco sobre o lema escolhido para sua ordenação: 

“Conformando-me a Cristo Servo, desejo viver o ministério que receberei por graça de Deus, através da unção do Divino Espirito Santo. Por este motivo escolhi para ser lema da minha Ordenação Diaconal: No meio de vós, eu sou como quem serve (Lc 22,27). Esta passagem está relacionada a discursão dos apóstolos sobre quem era o maior dentre eles. E Jesus, sabiamente se apresenta como modelo de quem, sendo maior, se fez menor, se fez servo e servir implica dar a própria vida em resgate de muitos. A partir desta dicotomia entre maior e menor, nasce uma teologia do serviço, da qual deve nos orientar. A proposta de Jesus, segundo o evangelista é inverter completamente o esquema de poder do qual discutem os apóstolos. Contudo, Jesus nos mostra que o caminho do poder desumaniza, mas a do serviço faz com que nos encontremos conosco, e nos reconheçamos como irmãos e filhos de um único Pai. Ele com a sua vida nos deu o testemunho do serviço na entrega total na cruz”, explicou.

Frei Lucas também fala acerca do lema escolhido para este tempo: 

“Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10,45). A palavra “diácono” tem a sua origem no grego “διακονός” que significa “servidor”. No livro dos Atos dos Apóstolos, precisamente no capítulo seis, temos o relato das viúvas helenísticas que eram esquecidas no serviço das mesas, ou seja, na distribuição dos alimentos naquela determinada comunidade cristã da época. Os apóstolos, que até então serviam as mesas, perceberam que não eram capazes de desempenhar de forma satisfatória tal função porque deveriam dedicar-se principalmente ao ministério (lat. ministerium = serviço) da palavra e da oração. Escolhem, portanto, sete homens de boa fama para servir-lhes de colaboradores neste serviço. Daí surge o ministério do diaconato. Da sua origem surge a identidade do diácono: ser o servidor dos mais vulneráveis da comunidade cristã e cooperadores do ministério apostólico, por isso o diácono é também considerado “auxiliar” dos bispos, os sucessores dos apóstolos. Poderíamos, portanto, resumir o ser diácono na palavra “servidor””, finaliza.

O ministério diaconal é graça, é dom de Deus, sustentado pela graça de Deus. Quem o recebe refaz a experiência do profeta Jeremias (Jr 1,4-9) que reconhece a sua pequenez diante da grandeza da missão profética que recebia. Mas assim como ocorreu com Jeremias tenham a certeza da presença de Deus sustentando aqueles que ele chama e envia: Não tenhas medo, eu estarei contigo.

 

 

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