Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Community
  • Activity
  • Members
  • Groups
  • Forums
  • Loja
  • Events
    • Calendar View
    • List View
  • E-Learning
  • LearnDash
    • All Courses
  • LearnPress
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Perfil na Área de Cursos
  • WP Job Manager
  • Other
  • Membership
    • Planos de Assinatura da Rede de Catequistas
    • Restricted Post
  • Posts
    • Artigos
    • Post with Sidebar
    • Post without Sidebar
    • Post with no Data Overlay
No results found
View All Results
Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Login
  • Register

Recent Posts

  • Textos de formação para Catequistas
    por admin
    16/10/2024
  • Maratona Biblica
    por admin
    16/10/2024
  • Atividade Biblica: Versiculos
    por admin
    16/10/2024
  • Textos para formação sobre a bíblia
    por admin
    16/10/2024
  • Bingo Biblico
    por admin
    16/10/2024

Popular Tags

ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita

Latest Comments

  1. Solange Barroso Silva mesquita em Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus04/06/2024
  2. Joaquim Ferreira lima em Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?23/05/2024
  3. Lya em CATEQUISTA por um dia15/05/2024
  4. Alessandra alves pinto em DINÂMICA: COROA DO ADVENTO – feito com as “mãos” das crianças.16/03/2024
  5. Jucileia Pereira em Confira esse encontro sobre Quaresma11/03/2024

Categories

  • Adultos
  • Advento e Natal
  • Artigos
  • Atividades para imprimir
  • Bíblia
  • Campanha da Fraternidade
  • Cardeais
  • Catecismo
  • Catequese
  • Catequese de Adultos
  • Catequista
  • Cidadania
  • Coroinhas
  • Crisma
  • Defesa da Vida
  • Devoções
  • Dinâmicas e atividades
  • Espiritualidade
  • Evangelização
  • Família
  • Featured
  • Formação
  • Fraternidade
  • Igreja
  • Iniciação a Vida Cristã
  • Jovens
  • Lifestyle
  • Liturgia
  • Maria
  • Minha Catequese
  • Nature
  • Orações
  • Papas
  • Perseverança
  • Pré-Catequese
  • Primeira Comunhão
  • Promoção Vocacional
  • Quaresma
  • Reflexão
  • Sacramentos
  • Vida Cristã
  • Vídeos
  • Vocação
FormaçãoVida Cristã
23/04/2015

Os símbolos da nossa fé

0
0

Vigília Pascal.A Igreja Católica tem em sua liturgia muito ritos e celebrações. Trata-se do que chamamos por mistagogia, conduzir ao mistério, unir catequese e liturgia. Só que é preciso atentar para o seguinte detalhe: não se deve fazer rito pelo rito, isto é, “por ser bonito”.

O rito significa, sobretudo, uma “passagem” de uma etapa para outra, de um momento para outro, de amadurecimento da fé. E quem já estudou um pouco do catecumenato vai saber do que estou falando.

Entregar um símbolo da nossa fé faz parte do “mistério” dela. Aguça nossos sentidos e mexe com nosso espírito. É o “sagrado”, o que é “espiritual” se tornando “físico” para que nossos olhos vejam e nossas mãos possam tocar.

De nada adianta entregar aos fiéis um papel impresso, uma vela ou qualquer outra coisa, se o “sentido físico” não estiver presente em seu coração. Não se deve, nunca, portanto, entregar símbolos, orações, praticar ritos, se antes não for feita uma catequese a respeito.

Já vi muitas celebrações lindas por aí, cheias de belas palavras, entradas, entregas, velas acesas, onde o catequizando nem imagina o que tudo significa.

A catequese catecumenal pretende fazer um resgate do que a Igreja perdeu de simbólico e ritual ao longo do tempo. E demora. Principalmente porque é preciso resgatar primeiramente os adultos que não conhecem esse lado da nossa Igreja e foram catequizados exclusivamente pelo método sacramental e do catecismo de perguntas e respostas.

Esses pequenos ritos que fazemos com as crianças, na verdade, têm a intenção de “tocar” o coração dos adultos, dos pais, familiares, padrinhos. Aqueles que têm mais maturidade para entender a complexidade da fé.

Às crianças podemos acolher, ensinar, orientar, mas elas só vão entender as simbologias quando tiverem maturidade suficiente para isso. O que se pode (e deve) fazer é o exercício de uma catequese explicativa, até detalhada em relação ao que se está fazendo e o que se pretende com os Ritos de entrega. Tudo para que a nossa fé não se transforme em mero ritualismo.

 

Adaptação de texto escrito por Ângela Rocha,
catequista e colunista da revista Sou Catequista.

Formação catequéticaRitualSimbologia cristã
0
0
Publicado por: admin

Previous

Jovens catequistas

Next

Maria: modelo de fé

Leia mais

Artigos
13/11/2019

De quem somos verdadeiramente?

0
0
Catecismo
19/04/2014

Dinâmica: Salvando-se do Naufrágio

0
0
Espiritualidade
18/01/2022

O Papa: ofereçamos nossas fadigas pela unidade dos cristãos

0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© All Rights Reserved. Grupo A Rede