ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Bíblia é o livro impresso mais vendido em todo o mundo, com traduções em diversos idiomas. É uma coleção composta por livros escritos, em sua maioria, há mais de 2 mil anos, estudados por religiões, teólogos, historiadores, arqueólogos e que representam a riqueza e a herança que judeus e cristãos deixaram para a humanidade.
Esse livro tão popular é conhecido como a Palavra de Deus, pois foi escrito sob a inspiração do Espírito Santo e nele está registrada toda a revelação e a história da salvação. Assim nos diz a Igreja: “A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito Santo” (Constituição Dogmática Dei Verbum, 9) e ainda acrescenta: “Os livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro a verdade que Deus, para nossa salvação” (Constituição Dogmática Dei Verbum, 11)
Antes de ser efetivamente escrita, essa Palavra foi vivida e experienciada pelo povo em épocas diferentes, falando a pessoas diferentes, mas de modo particular a cada um.
Assim, para chegar à forma escrita que hoje conhecemos, ela passou por um longo caminho que podemos resumir em experiência, transmissão e registro. Veja a figura abaixo.
1) RAIZ: a Palavra foi recebia de Deus e vivenciada pelo povo escolhido;
2) TRONCO: depois foi transmitida oralmente aos descendentes da promessa, pela tradição dos anciãos;
3) FRUTOS: por fim, para que se perpetuasse, a Palavra foi escrita e alcançou todos os povos.
Embora seja Palavra de Deus, a Bíblia foi escrita em palavras humanas para que toda pessoa pudesse compreender sua mensagem.
A leitura da Bíblia nos coloca em contato com a pessoa de Cristo, o Verbo encarnado, e nos ajuda a passar da ideia de Deus para uma experiência com Ele, conduzidos pelo Espírito Santo, que nos auxilia a utilizar equilibradamente a fé e a razão.
A Palavra de Deus é viva e eficaz (cf. Hb 4, 12), pois o mesmo Espírito que inspirou os escritores inspira também o leitor à sua correta compreensão. Por esse motivo, a leitura bíblica deve ser sempre acompanhada da oração.
COMO FOI FORMADA E COMO É ESTRUTURADA A BÍBLIA?
O processo de formação da Bíblia foi longo e complexo. Os livros só começaram a ser escritos séculos depois do acontecimento dos fatos e somente a cópia da cópia da cópia chegou até nós.
Os primeiros livros da Sagrada Escritura surgiram no Oriente Médio, com o povo de Israel. A Bíblia conta a história de Deus com seu povo, desde a criação do mundo pelo Deus único YHWH até o anúncio da Boa-Nova de Jesus aos gentios, com a formação das primeiras comunidades cristãs.
A Bíblia católica é, portanto, uma grande biblioteca formada por 73 livros, que está estruturada em dois grandes blocos: Antigo e Novo Testamento.
O Antigo Testamento conta a história do povo de Deus em um período de mais de 1.700 anos. Foi escrito originalmente em língua hebraica, com alguns textos em aramaico, e possui 46 livros assim agrupados:
O Novo Testamento, por sua vez, conta a história de Jesus e da Igreja nascente no século I de nossa era. Foi escrito todo em grego e possui 27 livros assim agrupados:
Toda a Bíblia demorou mais de mil anos para ser escrita. Os textos foram reelaborados mais de uma vez à medida que o povo ia compreendendo a revelação de Deus. Dentro desses textos, há uma variedade de tipos de escrita chamados de gêneros literários, a exemplo de leis, histórias, crônicas, poesias, cânticos e até fábulas e novelas.
Em razão disso, o estudo bíblico se mostra muito importante para auxiliar na distinção desses tipos de texto e na compreensão da verdadeira mensagem de Deus.
CURIOSIDADE
Os textos bíblicos eram escritos em papiros (folhas criadas a partir de plantas) ou pergaminhos (couro de animais) de forma contínua, sem divisões. Esses documentos eram guardados em formato de rolos e, para chegar aos povos, eram copiados muitas e muitas vezes. Devido ao tempo transcorrido, os textos originais se perderam, chegando até nós somente as cópias.
Na Idade Média foi introduzida a divisão de capítulos e versículos na Bíblia como conhecemos hoje. Stephen Langdon (1150-1228), arcebispo de Canterbury, Inglaterra, foi quem dividiu a Escritura em seus capítulos atuais e Santes Pagnino de Lucca (1470-1541), Itália, realizou a divisão em versículos (fonte: A escrita bíblica. Disponível em cleofas.com.br, acesso em 7/8/2022). A partir do século XV a Bíblia começou a ser impressa e acessível a todas as pessoas.
POR QUE DEVO LER A BÍBLIA DIARIAMENTE?
Como nos ensina Paulo, “Toda a Escritura é divinamente inspirada e útil para ensinar, para corrigir, para instruir na justiça: para que o homem de Deus seja perfeito, experimentado em todas as obras boas” (2Tm 3, 16).
A leitura bíblica diária fortalece o relacionamento com Deus, aguça a sensibilidade ao Espírito Santo, aprofunda o conhecimento de Deus e revela a verdade, por isso é muito importante que você faça diariamente a leitura da Sagrada Escritura. Para fazer desse momento um encontro com o Senhor, sugerimos quatro passos para uma leitura orante da Bíblia, que ajudarão você a compreender a mensagem de Deus:
Lembre-se: mais importante do que conhecer é experienciar a Palavra de Deus, pois ler a Bíblia é se relacionar com uma pessoa, Jesus Cristo.
O estudo bíblico nos permite conhecer a revelação de Deus e sua atuação na humanidade, mas somente a vivência da mensagem de Cristo nos aproximará verdadeiramente de Deus.
Adote a prática de ler a Bíblia no seu dia a dia e, aos poucos, vivenciar os ensinamentos de Deus. Logo você colherá os frutos dessa experiência divina.
DICAS PARA CRIAR O HÁBITO DE LER A BÍBLIA DIARIAMENTE
PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA (ADAPTADO DO LIVRO A BÍBLIA NO MEU DIA A DIA, DO MONSENHOR JONAS ABIB)
Para ajudar você a ler a Bíblia diariamente no período de um ano, sugerimos este plano de leitura para que consiga compreender melhor a revelação de Deus.
Começamos pelo Novo Testamento, por ter sido escrito sob a ótica de Jesus e falar especialmente aos cristãos. A partir dele é possível fazer uma leitura cristológica do Antigo Testamento e perceber que Deus preparou todo o caminho para que o Verbo se encarnasse, morresse e ressuscitasse, trazendo a salvação à humanidade e abrindo as portas do Céu para nós.
JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL |
|
|
|
|
MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO |
|
|
|
|
SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO | DEZEMBRO |
|
|
|
|
*Pamella Barbosa Silva, bancária, advogada, graduada em Teologia pela Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília (DF), pós-graduada em Bíblia pelas Faculdades EST de São Leopoldo (RS), mestranda em Leitura e Ensino da Bíblia, fundadora do projeto Teologizar e Amar. Escritora e promove cursos, palestras e formações sobre a Bíblia. Contato: (61) 98448-1710, e-mail: pamellaceres@gmail.com .
REFERÊNCIAS:
ANTONIAZZI, Pe. Alberto e outros. ABC da Bíblia. SP: Paulus, 2017.
BAZAGLIA, Paulo. Primeiros passos com a Bíblia. SP: Paulus, 2001.
BÍBLIA de Jerusalém. 12ª reimpressão. SP: Paulus, 2017.
BOSCOLO, Gastone. A Bíblia na história. SP: Paulus, 2022.
MANNUCCI, Valério. Bíblia, Palavra de Deus. SP: Paulus, 2019.
MCDONALD, Lee Martin. A origem da Bíblia. SP: Paulus, 2015.
STORNIOLO, Ivo; BALANCIN, Euclides Martins. Conheça a Bíblia. 13ª reimpressão. SP: Paulus, 2015.
VATICANO. Constituição Dogmática Dei Verbum. SP: Paulus, 2017.
Comments0