ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Sabedoria e ciência caminham juntas, como dois remos, para conduzir o povo de Deus.
Sabedoria aqui não é sabedoria humana; não é cultura, grau de estudo. É a sabedoria que vem do Espírito. E esse dom não nos torna autoridades; não nos habilita a falar grosso, na ponta dos pés. Não. É a coisa mais simples do mundo e beneficia não a nós mesmos, mas ao outro. Somos apenas o fio condutor, não nos esqueçamos disso. Às vezes, nem sabemos que aquilo que dissemos ao outro foi uma palavra de sabedoria; nem percebemos que atingiu o outro, que tocou, transformou, tirou da dúvida, tirou da opressão, da desorientação. Esse dom da sabedoria, o Senhor não o quer apenas para alguns pregadores, estudiosos, mas para todos: para o pai de família, a mãe, o operário, o jovem… Trata-se de uma sabedoria “feijão com arroz”, que você vai levar para seu filho, sua filha, sua mulher, seu marido, vizinho, empregado, para o companheiro de serviço… Porque estamos no Espírito, batizados n’Ele, Ele se manifesta em nós.
O dom da palavra de sabedoria é um dom doméstico… é a palavra, o pensamento ou idéia que o Senhor nos envia no momento oportuno.
Diante de uma criança que precisa de correção, às vezes somos impelidos pela cólera e já queremos bater e ralhar! Neste momento, perceba, o próprio Espírito Santo nos orienta com sua sabedoria. Às vezes é falar, às vezes repreender, às vezes é melhor esperar! Mas o Espírito Santo sempre traz a orientação!
O Espírito Santo vai inspirar em nosso coração a palavra certa. A palavra de sabedoria é como a semente; ela não é grande, é pequenina! O Espírito Santo planta a semente da sabedoria, que é o certo, o correto…
Quando você tira todo o restolho e pega só a semente, acerta em cheio: sabe o que fazer e o que não fazer. Às vezes, é melhor comprar ou negociar, às vezes não! Claro, exige-se um ambiente de oração, que a pessoa já seja de oração, de escuta, dócil.
O dom da palavra de sabedoria precisa de um ambiente. É como a semente. Ela só vai poder frutificar em ambiente bom. Não vingará no asfalto. A pessoa deve ser dada à oração, à Palavra de Deus, à escuta atenta de Deus; porque, percebendo que a palavra vem do Senhor, ela obedece.
Se você é uma pessoa atenta à Palavra de Deus, se cultiva a docilidade, com certeza Deus vai lhe dar a palavra de sabedoria!
E o melhor é que acabamos nos tornando instrumentos da palavra de sabedoria para os outros: vamos ter a palavra certa, correta para a pessoa, para determinada hora e situação.
A palavra de sabedoria é um dom preciosíssimo, é o dom pelo qual Deus conduz as nossas vidas. E ela está aí, a nosso alcance; resta-nos acolhê-la para levá-la a nossos irmãos.
Dá-me, Senhor, a graça da sabedoria! Transforma-me em pessoa perseverante na oração. Faze de mim pessoa de escuta. Faze de mim pessoa dócil, que cultiva a docilidade para que eu possa receber de Ti, Senhor, toda a orientação de sabedoria para conduzir a minha vida.
O Teu Espírito é Sabedoria e me quer dar a palavra de sabedoria, a orientação de sabedoria, em cada circunstância, em cada situação.
Quero e peço para estar atento, para acolher a Palavra de sabedoria que o Teu Espírito me reserva. Amém!
Comments0