ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
“Pão em todas as mesas, da Páscoa a nova certeza:
a festa haverá e o povo a cantar aleluia!”
(Zé Vicente, Pão em todas as mesas)
“Pão em todas as mesas”: este foi o lema do Congresso Eucarístico Nacional, ocorrido em novembro passado em Recife (PE). A temática do pão recebe aqui duas conotações que, em primeira e última instância, convergem para a mesma realidade: que não nos falte o pão eucarístico e, de igual maneira, que o pão de cada dia seja uma realidade na mesa de cada um dos nossos irmãos e irmãs.
A temática do pão é muito rica e cheia de significados nos mais diversos tempos e experiências do povo de Deus: a produção e o consumo dos pães ázimos na fuga do Egito, o maná – pão caído do céu para alimentar o povo no deserto –, o pão feito pela viúva de Sarepta que alimenta o profeta Elias, a multiplicação dos pães realizada por Jesus, o memorial deixado por Ele em sua última ceia, a fração do pão que permite aos discípulos de Emaús reconhecerem o Senhor, o encontro para a partilha do pão nas comunidades primitivas… Isso para citar apenas alguns momentos em que esse alimento é tido como importante na vida social e de fé do povo de Deus.
Em nossos dias, urge a necessidade de aprofundarmos a reflexão sobre essa temática. O pão que comungamos na Missa, verdadeiramente corpo do Senhor, deve ser para cada um de nós um compromisso de estendermos aquela mesa ao lar de cada ser humano. Ao comungarmos o corpo do Senhor, alimentados por sua presença, somos convidados a fazer o mesmo que Ele fez – entregarmos a vida em favor de todos, na promoção da vida em sua plenitude.
Na Comunhão Eucarística, pedimos incansavelmente que sejamos configurados com aquele que acabamos de receber, ou seja, o Cristo. Assim, quando assumirmos esse compromisso com sinceridade e seriedade, poderemos ver a grande festa acontecer.
O Reino de Deus necessita de mulheres e homens comprometidos com as suas causas. Eis a nossa missão de batizados: sermos sal da Terra e luz do mundo, dando sabor e cor à vida de tantos irmãos e irmãs que padecem pela falta de pão espiritual e corporal.
Estejamos abertos ao convite do Senhor. Um novo ano se inicia, façamos brotar a esperança no coração do povo de Deus, contribuamos para o Reino do Senhor promovendo a justiça e a igualdade, dando pão a quem tem fome, e logo todos juntos cantaremos em um só coro “Pão em todas as mesas, da Páscoa a nova certeza: a festa haverá e o povo a cantar aleluia!”.
Comments0