ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Nesta quarta-feira, 26, o Papa Francisco divulgou mensagem por ocasião da Campanha da Fraternidade 2020. No texto, o pontífice diz se alegrar com a realização, no período quaresmal, da Campanha da Fraternidade, anunciando a importância de não separar a conversão dos serviços aos irmãos e irmãs, sobretudo os mais necessitados. Neste ano, Francisco afirma que o tema trata justamente do valor da vida e da nossa responsabilidade de cuidá-la em todas as suas instâncias, pois de acordo com ele, “a vida é dom e compromisso; é presente amoroso de Deus que devemos cuidar”.
Na mensagem, Francisco também afirma que a superação da globalização da indiferença só será possível se nos dispusermos a imitar o Bom Samaritano. O Pontífice chama atenção para o fato de a parábola que tanto nos inspira a viver melhor o tempo quaresmal nos indica três atitudes fundamentais: ver, sentir compaixão e cuidar. “A semelhança de Deus, que ouve o pedido de socorro dos que sofrem (cf. Sl 34,7), devemos abrir nossos corações e nossas mentes para deixar ressoar em nós o clamor dos irmãos e irmãs necessitados de serem nutridos, vestidos, alojados, visitados (cF.Mt 25, 34-40)”.
Ainda sobre a Quaresma, o Papa Francisco afirma ser um tempo propício para que, atentos à Palavra de Deus que nos chama à conversão, fortaleçamos em nós a compaixão, nos deixemos interpelar pela dor de quem sofre e não encontra quem o ajude. “É um tempo em que a compaixão se concretiza na solidariedade, no cuidado”.
Confira a mensagem na íntegra.
Presidente da CNBB também divulga mensagem
Em vídeo, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, também divulgou mensagem para a ocasião. “A Campanha nos inspira a vencer a crueldade da indiferença e assumir a compaixão ao próximo na família, na comunidade, na sociedade e no planeta: a nossa Casa Comum”. Clique (aqui) e acesse o vídeo na íntegra.
Comments0