ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Para que as mulheres sejam protegidas e ouvidas é o forte apelo feito pelo Papa Francisco em seu vídeo divulgado pela Santa Sé no mês de fevereiro. É uma mensagem poderosa contra a violência que milhões de mulheres sofrem diariamente numa realidade que Francisco descreve como de “covardia e degradação para toda a humanidade”.
“O número de mulheres espancadas, ofendidas e violadas é impressionante”, diz o Papa. Ele lembra que ainda hoje há mulheres que sofrem com a violência, seja ela psicológica, verbal, física ou sexual.
As estatísticas coletadas pela ONU Mulheres, braço da Organização das Nações Unidas (ONU), atualizadas em novembro de 2020, são chocantes: todos os dias, 137 mulheres no mundo são mortas por membros de suas próprias famílias; as mulheres adultas representam quase metade das vítimas de tráfico de pessoas; globalmente, uma em cada três mulheres já sofreu violência física ou sexual (e 15 milhões de meninas adolescentes, de 15 a 19 anos, sofreram estupro em todo o mundo). No ano passado, além disso, com o agravamento da pandemia, provocando restrição de movimento, isolamento social e insegurança econômica, também aumentou a vulnerabilidade das mulheres à violência na esfera privada.
Francisco considera a violência contra a mulher como uma covardia e uma degradação para toda a humanidade.
“Os testemunhos das vítimas que se atrevem a quebrar o silêncio são um grito de socorro que não podemos ignorar. Não podemos olhar para o outro lado”, afirma.
O Papa pede pela proteção dessas vítimas nas sociedades. Embora pelo menos 155 países tenham aprovado leis sobre violência doméstica e 140 tenham legislação sobre assédio sexual no local de trabalho, para dar dois exemplos, isso não significa que sempre cumprem as normas e recomendações internacionais ou que elas são aplicadas.
O Padre Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, disse que “O apelo do Santo Padre é muito claro: ‘Não podemos olhar para o outro lado’. Em outras palavras, não podemos ficar de braços cruzados diante de tantos casos de violência contra as mulheres, que se manifestam de múltiplas formas, das mais visíveis e indizíveis às mais insidiosas e inconscientes. A violência contra as mulheres em todas as suas formas é um grito aos céus. Francisco disse várias vezes: ‘Toda violência infligida às mulheres é uma profanação de Deus, nascido de uma mulher. A salvação para a humanidade veio do corpo de uma mulher: pela maneira como tratamos o corpo de uma mulher, compreendemos nosso nível de humanidade’”. O diretor, então, reforçou o convite do Papa: “Rezemos juntos por todas as mulheres vítimas de violência, inclusive meninas e adolescentes, e lutemos por uma sociedade mais justa, para que as proteja, ouça e alivie seu sofrimento.”
INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO PARA NOVEMBRO DE 2021
Intenção de oração universal: as pessoas que sofrem de depressão.
Rezemos a fim de que as pessoas que sofrem de depressão ou de esgotamento encontrem em todos um apoio e uma luz que as abra para a vida.
Comments0