ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
ALVA: É uma túnica de linho ampla, caindo sobre os calcanhares como a batina e adornada com bordados mais ou menos ricos. Essa parte do vestuário é simbolo da “inocência”.
AMITO: É um pano quadrado, servindo para cobrir o pescoço e os ombros. O amicto é uma proteção e simboliza o “capacete da salvação”.
BATINA OU HÁBITO: Veste talar dos abades, padres e religiosos, cujo uso diário é aconselhado pelo Vaticano. Alguns sacerdotes fazem o uso do Clerical como meio de identificação, sendo esta uma peça única de vestuário, ou seja, um colarinho circular que envolve o pescoço com uma pequena faixa branca central.
CASULA: É a último paramento que o sacerdote usa, por cima de todas as outras. Tem, geralmente, atrás, uma grande Cruz ou o simbolo IHS. Casula, em latim, significa “pequena casa”. Recorda a túnica inconsútil de Nosso Senhor, tecida, segundo a tradição, por Nossa Senhora. No Calvário, os soldados não quiseram retalhá-la, mas sortearam-na entre si. Simboliza o “suave jugo da Lei de Deus” que devemos levar, e que se torna leve para as almas generosas. Ao vesti-la, o sacerdote reza: “Ó Senhor, que dissestes: ‘ o meu jugo é suave e o meu fardo é leve’ (Mt 11, 30); fazei que eu possa levar a minha cruz de tal modo que possa merecer a vossa graça”.
CAPA OU PLUVIAL: Capa longa, que o sacerdote usa ao dar a bênção do Santíssimo Sacramento ou ao conduzi-lo nas procissões eucarísticas.
CÍNGULO: É um cordão branco ou da cor dos paramentos, com que o sacerdote se cinge à cintura. Os antigos o usavam para maior comodidade, a fim de que a alva, comprida, não os estorvasse nos trabalhos ou nas longas caminhadas. Recorda as cordas com que Jesus foi atado pelos algozes. Ao cingir-se com o cíngulo, o sacerdote reza: “Cingi-me, Senhor, com o cíngulo da pureza e extingui em meu coração o fogo da concupiscência, para que floresça em meu coração a virtude da caridade”. É sinal de castidade.
ESTOLA: A estola ( do latim stola, vestuário ). Desde o século IV, tornou-se adorno que se põe nos ombros, caindo na frente, em duas partes semelhantes. A estola é feita do mesmo tecido da casula
MITRA: Espécie de chapéu alto com duas pontas na parte superior e duas tiras da mesma tela que caem sobre os ombros, utilizada pelo bispo.
OPA: Roupa usada pelos ministros extraordinários da eucaristia.
SOLIDÉU: Peça de tela em forma arredondada e côncava que cobre a coroa da cabeça do bispo.
TÚNICA: O mesmo que alva, com uma diferença, tem o colar mais apertado, conforme o pescoço do ministro.
VÉU UMERAL OU VÉU DE OMBRO: Manto retangular, de cor dourada, usado pelo sacerdote na bênção solene do Santíssimo Sacramento. Usada sobre a capa.
Elaborado por: Paróquia São Francisco de Assis do Rio Doce
È interesante que os coroinhas aprendam pelo mesnos um poco sobre os paramentos as pesas liturjicas
tudo o que ha entro a sacristis como tambem sobre os livros liturjicos.
Q LEGAL
otima ideia ,ñ só para os coroinhas mas para todos nos
Nice paraments.