ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Um curso para formação de leitores e comentaristas foi realizado no dia 18 de março, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes (SP). Ministrada pela irmã paulina Helena Corazza, a formação abordou, entre outros pontos, a diferença entre leitura e proclamação da Palavra, bem como os elementos que compõe a comunicação durante a liturgia: o espaço sagrado, a comunidade e o presidente da celebração.
A religiosa explicou aos presentes que o leitor numa liturgia não faz simplesmente uma leitura cursiva, mas coloca-se a serviço de Jesus Cristo, que usa a voz, o olhar e os gestos daquela pessoa para comunicar-se pessoalmente com a assembleia reunida para celebrar. O mistério de Deus, portanto, passa pela humanidade do leitor quando este se coloca como instrumento para a proclamação da Palavra.
“A Palavra do Senhor é uma Palavra viva, que se atualiza e pode transformar a vida de cada um e da comunidade que celebra a Liturgia. Na Liturgia da Palavra, Jesus Cristo é o centro. É Ele que nos fala por seu Espírito e após cada celebração somos enviados por Ele para sermos suas testemunhas vivas “, disse Irmã Helena.
Durante o curso houve também um momento prático, no qual os participantes puderam aprender alguns exercícios de articulação das palavras e de respiração.
A partir da realização dessa formação, a Paróquia estuda a possibilidade de instituir o Ministério dos Leitores.
Foto: Pascom
Comments0