ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Vila Kosmos (RJ), celebrou hoje (08/06), às 7h, a missa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Predidida por Frei Silvio Ferrari, O.Carm., a Eucaristia foi marcada pela bênção e imposição das fitas aos novos zeladores do Apostolado da Oração. Em preparação para essa celebração, a comunidade paroquail rezou o Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus nos dias 5, 6 e 7 de junho.
Além de ser um dia dedicado a oração pela santificação do clero, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é uma data muito especial para os membros do Apostolado da Oração (A.O.). A finalidade do Apostolado é a santificação pessoal e a evangelização das famílias, com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O sentido do Apostolado é a doação a Deus, pelo conhecimento da Palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à Igreja.
A espiritualidade do A.O. vive-se a partir de quatro propostas:
1. Oferecer diariamente, pela manhã, o dia que começa, pondo-se à disposição para que o Espírito Santo atue em cada momento do dia e leve à realização concreta dos valores do Evangelho.
2. Aprender a rezar, a criar intimidade com Deus, a viver no silêncio do coração a inspiração e a novidade do Evangelho para cada dia. Juntamente com isso, procura-se ainda formar a própria fé, dando inteligência dos mistérios e a capacidade de dialogar com as interrogações e desafios que hoje são postos à Igreja.
3. Alimentar uma profunda devoção à celebração da Eucaristia, como o Sacramento que resume e inspira a vida cristã, descobrindo nele a presença amorosa de Deus, na pessoa de Jesus e do seu Coração.
4. Viver unidos ao Santo Padre, na oração pelas intenções que pede mensalmente a todos os cristãos, saindo dos horizontes quotidianos e abrindo-se aos problemas da grande família humana.
Por que os membros do Apostotado usam uma fita vemelha?
A fita, que os membros do Apostolado da Oração usam é o sinal de pertença e entrega da parte daqueles que foram chamados para servir ao Sagrado Coração de Jesus. A cor vermelha é o sangue, a vida de doação plena que o Senhor entregou por cada um de nós. A medalha tem o Sagrado Coração de Jesus, a lembrar sempre do quanto Ele nos ama. O Bentinho é o símbolo do A.O. e nele está gravado “Venha a nós o Vosso Reino”, para lembrar a todo instante que estamos buscando esse reino. Usa-se a fita não como enfeite mas como sinal de que os membros do Apostolado foram chamados para servir e disseram o seu sim. Devem honrar essa fita, porque ela simboliza o amor de Cristo por cada um e também o compromisso que assumiram com Ele. A fita estreita é a fita do(a) zelado(a) aquele que está começando a trilhar os caminhos do Apostolado. A larga é a do(a) zelador(a), que busca novos caminhantes para ajudá-lo(a) a servir.
Fonte: Apostolado da Oração da Arquidiocese de Florianópolis
Fotos: Pascom
Comments0