ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O pátio da igreja Matriz Nossa Senhora Medianeira, de Eldorado do Sul (RS), região metropolitana de Porto Alegre, costuma ficar sempre cheio de carros nos horários de missas. No dia 19 de dezembro, os automóveis deram lugar a um veículo mais simples: A bicicleta. O pátio ficou tomado delas. E em todas haviam uma cesta agrupada na garupa que serviria mais tarde para levar sua sacola de alimentos que foram doados para as famílias cadastradas que recebem mensalmente mantimentos arrecadados nas missas do primeiro final de semana de cada mês doados pelos fiéis e por benfeitores que colaboram com a pastoral da caridade da paróquia.
E nem bem eram 14h, já havia um bom número de pessoas esperando em frente à Praça da Matriz, a igreja foi aberta para eles participarem da Santa Missa e após receberem suas doações. O Pároco, Frei Márcio Silvan, O.Carm., ressaltou durante a homilia a importância do momento:
“Que bom que estamos aqui juntos, pelo segundo ano! Hoje é o nosso Natal, estamos rezando para dizer que na Igreja não basta apenas o alimento temporal, mas o alimento que nós precisamos é a Palavra de Deus. Esse alimento permanece e é isso que a Pastoral da Caridade quer dizer a nós, ao rezarmos a missa do nosso Natal”.
Assim que a celebração foi encerrada, cada um seguiu para o salão paroquial onde foi distribuído brinquedos para as crianças, arrecadados através da campanha “brinquedo solidário”, roupas e os alimentos. Que para muitos vieram em boa hora, pois serão a ceia de Natal para eles
“Alguns setores dizem que é muito pouco, mas, entre o muito pouco e nada, eu prefiro ficar com o muito pouco, como diz o ditado: Com pouco em Deus, é muito, e o muito sem Deus, é nada! Realizamos um gesto simples, mas solidário, concreto, com pessoas voluntárias que doam sua vida. Agradeço, e muito, à Pastoral da Caridade por este trabalho”, disse frei Márcio.
Texto e fotos: Nelson Goulart/Pascom
Comments0