ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Paróquia Santa Teresa de Jesus, em Itaim Bibi, celebrou com júbilo e muita festa o dia da padroeira.
Todo ano, as festividades contemplam duas realidades: a parte litúrgica e a parte social.
Na parte litúrgica, celebramos juntos a Novena de Santa Teresa de Jesus que ocorreu entre os dias 06 a 14 de outubro. O tema e lema abordados este ano foram, respectivamente, a “A Porta do Castelo”, – as lições de Santa Teresa sobre o entendimento, busca e prática das virtudes como início de vida espiritual -; e “As Virtudes de Santa Teresa”.
Durante o novenário tivemos a presença especial dos freis carmelitas, que nos ensinaram, durante o ciclo de nove dias, sobre as virtudes de Santa Teresa. A temática da novena este ano também foi social: pedimos às pessoas que trouxessem doações de produtos de higiene pessoal e limpeza para a Casa de Recuperação Santa Teresinha de Jesus, instituição mantida pela Província Carmelitana Fluminense em Mogi das Cruzes. A novena, portanto, englobou diariamente uma virtude e um gesto concreto (doação).
Encerrando a parte litúrgica, iniciamos a festa social – a “Festa dos Povos” -, que ocorreu neste último final de semana (dias 14 e 15 de outubro). A Festa dos Povos é uma festa em homenagem a nossa padroeira Santa Teresa de Jesus, cujo dia é celebrado no dia 15 de outubro, dia dos professores.
No evento, o público pôde encontrar comidas típicas de diversos países e estados, que estiveram à venda em mais de 17 barracas; além de brincadeiras para crianças e shows ao vivo ao longo dos dois dias de festa. Foram dois dias de muita alegria e diversão. Como a festa possui cunho social, toda a renda adquirida foi destinada às obras assistenciais da paróquia.
Agradecemos a Deus a graça de estarmos juntos celebrando a nossa padroeira.
Viva Santa Teresa de Jesus!
Comments0