ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Todos os anos, a Igreja nos convida a celebrarmos mais enfaticamente a festa da Páscoa do Senhor; digo enfaticamente porque em cada domingo, em cada Eucaristia, celebramos a Páscoa de Jesus.
A festa que celebramos nos recorda a vitória do Cristo sobre o pecado e a morte. Deus, Pai de amor e misericórdia, ressuscita Jesus para mostrar seu amor pela humanidade e para nos ensinar a viver. O nosso Deus é o Deus da vida!
A ressurreição é o cerne da fé cristã. Como nos diz São Paulo, “Se Cristo não ressuscitou dos mortos, vã é a nossa fé” (1Cor 15,17). A ressurreição do Filho de Deus é a certeza da nossa ressurreição, pois, se morremos com Ele, também com Ele ressuscitaremos (cf. Rom 6,8).
Essa foi a experiência dos discípulos de Jesus. Após a ressurreição do Mestre, tudo ganhou um novo sentido. Eles só conseguiram compreender verdadeiramente a missão de Jesus à luz da ressurreição.
Compreendemos a Páscoa como uma passagem da escravidão para a libertação, fazendo memória ao povo de Deus saindo das terras do Egito. Nós a conhecemos também como a passagem da morte para a vida, em Jesus que ressuscita dos mortos; contudo, é preciso vivermos a Páscoa também como a passagem da falta de fé à profissão, à crença em Jesus ao ponto de dizer de coração “Meu Senhor e meu Deus” (Jo 20,28), assim como fez Tomé.
Esse ensinamento deixado pelo discípulo conhecido como incrédulo é um sinaleiro para cada um de nós. Podemos conviver com Cristo diariamente, mas isso por si só não nos garante a firmeza de fé de assumirmos o Mestre de Nazaré como senhor das nossas vidas.
Ao contemplarmos a ressurreição de Jesus somos convidados a uma profunda reflexão sobre nossas próprias vidas. Assim como Jesus ressuscitou dos mortos, também somos chamados a experimentar uma ressurreição espiritual. Isso significa abandonar tudo o que nos afasta de Deus e nos impede de viver plenamente o seu amor e a sua graça.
Que a ressurreição de Jesus inspire e fortaleça nossa fé para que possamos viver como verdadeiras testemunhas do seu amor no mundo. Que possamos ser sinais vivos da ressurreição, levando a luz e a esperança de Cristo a todos que encontrarmos em nosso caminho.
Feliz Páscoa! Que a ressurreição de Jesus ressoe em nossos corações e nos conduza a uma vida nova em Cristo.
Comments0