ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Não há nada de novo em dizer que os vários títulos marianos falam todos essencialmente de uma relação com Maria como Mãe de Cristo e Mãe dos Cristãos. Todos os vários nomes falam de relação com ela no mistério de Cristo e da Igreja. É o caso da devoção a Maria do Carmelo, que dominou a Ordem ao longo da sua história, desde os primeiros tempos da sua fundação até aos nossos dias.
Dizer “Maria do Monte Carmelo” é dizer “Maria venerada pelos Carmelitas”. E ao dizer “Carmelitas” devemos entender toda a família Carmelita: religiosos e religiosas, terciários e inscritos no Escapulário, porque esta inscrição envolve também uma agregação aos benefícios espirituais da Ordem e um compromisso de viver de acordo com a sua espiritualidade.
Os carmelitas tinham a convicção de que tinham uma relação muito especial com Maria, sua padroeira, sob o título de “Monte Carmelo”. Em homenagem ao seu Padroeiro, os Carmelitas celebraram de maneira especial a festa da Anunciação, a da Virgem Imaculada e, a seguir, a Solene Comemoração em julho. Esta celebração de julho, a Comemoração Solene, foi instituída para agradecer a Maria, sua Padroeira, por todos os benefícios concedidos à Ordem: isto é, como uma lembrança da ação descendente de Maria para com os Carmelitas (proteção) e como uma ação ascendente de as Carmelitas a Maria (ação de graças). A festa começou na Inglaterra no final do século XIV. A festa, portanto, é uma manifestação da “pessoa” de Nossa Senhora do Carmelo: da Virgem Mãe de Deus, advogada, padroeira da Ordem.
A Solene Comemoração da gloriosa Virgem Maria, que se chama Festa da Bem-Aventurada Maria do Carmelo ou Festa de Nossa Senhora do Carmo, foi justamente instituída para ser celebrada solenemente: porque a sua santa companhia do Carmelo foi fundada no Monte Carmelo, reunidos por causa de seu nome, pelo qual é especialmente enobrecido; por causa da adoção especial de seus filhos, irmãos e confrades; por causa da roupa com seu glorioso hábito; por causa de sua proteção repetida de sua própria Ordem; e pelos benefícios infinitos dados a esta sua Ordem desde o início até os dias atuais.
*Adaptado de Ludovico Saggi, O. Carm., Nossa Senhora do Monte Carmelo, em Santi del Carmelo. Tradução para o inglês de Paul Chandler, O. Carm.
Fonte: ocarm.org.
Comments0