ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Na Igreja Católica, o mês de maio é conhecido como o mês de Maria. Nele, há diversas ações que são realizadas com o propósito de ajudar os fiéis a crescer no amor e na confiança naquela que foi escolhida para ser Mãe de Deus. Entre essas ações, estão as novenas marianas, a celebração de Nossa Senhora de Fátima e também a coração da Virgem Maria. Esta última geralmente acontece no final do mês. Entretanto, por que corar Nossa Senhora em maio? A seguir, saiba como começou essa tradição.
Segundo informações divulgadas em documentos da Igreja, essa tradição de coroar Nossa Senhora remonta ao século XIII, mais especificamente no ano de 1280. Contudo, essa iniciativa se consolidou no século XIV, em Pais, lugar em que a imagem de Nossa Senhora ganhou bastante destaque. Na época, a imagem da Mãe de Deus era simbolizada como uma flor adornada de joias. E com a ajuda de São Felipe Neri, a tradição da coração ganhou força. Foi ele quem começou a dedicar o mês de maio especialmente a Maria, ofertando flores.
No Brasil, essa tradição chegou com os portugueses e persiste até hoje. Por isso, em muitos lugares pelo País, há a tradição de coroar Nossa Senhora em maio. Essa homenagem é uma forma de devoção e também de celebração à Virgem Santíssima. Inclusive, a coroação de Nossa Senhora expressa o reconhecimento de Maria como “Rainha”. De fato, para os fiéis, Nossa Senhora é a rainha toda pequena que intercede por cada filho de Deus.
Comments0