ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Desde os primórdios com Jesus, a Igreja se reunia ao redor da Eucaristia. Não é novidade para nós, católicos, que a Eucaristia ocupa esse lugar central, pois é nosso Senhor presente na fração do pão, em unidade com o Pai e o Espírito Santo. Uma vida eucarística, destacando a importância de Jesus presente no pão, é o convite de reflexão do Papa Francisco à Igreja.
Na mensagem de vídeo divulgada em 3 de julho do ano passado, o Santo Padre afirmou: “Se ao sair da Missa estás como entraste, alguma coisa não funciona”. Ele nos convida a ver essa celebração não como uma obrigação ritual, mas como um encontro com Jesus ressuscitado, pois “a Eucaristia é a presença de Jesus, é profundamente transformadora. Jesus vem e deve transformar-te”. Nela é Cristo que se oferece, que se dá por nós e nos convida para que nossas vidas sejam alimentadas por Ele e alimentem as vidas de nossos irmãos.
Isso é exemplificado pelos protagonistas do vídeo deste mês: três fiéis que, ao fim da Missa, levam a Eucaristia a seus irmãos necessitados, fora da igreja, oferecendo e retribuindo o amor e o dom de si mesmos que receberam no Sacramento. As cenas da vida cotidiana são ambientadas na cidade de Detroit, nos Estados Unidos. Graças à ajuda da Arquidiocese de Detroit, o vídeo do Papa deste mês de julho foi realizado.
A celebração da Eucaristia é um encontro com Jesus ressuscitado e, ao mesmo tempo, uma forma de nos abrirmos ao mundo, como Ele nos ensinou. Segundo o Papa, “Cada vez que participamos de uma Eucaristia, Jesus vem e nos dá a força para amar como Ele amou”.
Francisco explica “a lógica da Eucaristia”, que “nos dá a coragem de sair ao encontro, sair de nós mesmos e de nos abrirmos amorosamente aos demais”.
Rezemos para que os católicos ponham no centro de suas vidas a celebração da Eucaristia, que transforma as relações humanas e abre ao encontro com Deus e com os irmãos.
PELOS LÍDERES POLÍTICOS
Rezemos para que os líderes políticos estejam ao serviço do seu povo, trabalhando pelo desenvolvimento humano integral e pelo bem comum, cuidando daqueles que perderam o emprego e dando prioridade aos mais pobres.
Comments0