ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Termina na próxima segunda-feira, 6 de junho, o prazo para o recebimento da identidade visual da Campanha da Fraternidade 2023 cuja temática é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). O número de participantes, segundo o edital, é ilimitado e cada candidato(a) poderá apresentar uma proposta de criação tanto individual como coletiva.
O assessor do Setor Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, salientou a importância da identidade visual, destacando que “é o que dá a cara da Campanha da Fraternidade”.
“É importante que essa arte expresse a vontade de Jesus de que a fome que chega ao coração do Bom Pastor chegue às mãos dos seus discípulos e eles operem no combate à fome, pois é isso que nós queremos”, disse o padre.
Padre Jean Poul comentou, ainda, que o Brasil possui hoje milhões de famintos e “ao colocar essa questão na mesa, a Campanha da Fraternidade espera uma bonita imagem que dê cara a essa reflexão tão necessária no Brasil de hoje”.
Segundo o edital, o Cartaz deverá conter, além da arte, os dizeres do tema e lema, dando ênfase à passagem bíblica. A elaboração do cartaz deve primar pela técnica e criatividade, mas acima de tudo pela inspiração e meditação que o lema e o tema podem trazer.
A identidade visual também deverá conter uma mensagem clara, possível de ser lida e entendida a uma razoável distância. A ideia do Tema e do Lema deve ser facilmente assimilada pelo público nas imagens elaboradas. Além disso, deverá apresentar uma mensagem que chame a atenção criando um significado no interlocutor e não sobrecarregar demais o Cartaz (dizeres, imagens/desenhos…).
O candidato deverá, ainda, pensar uma arte viável para ser aplicada além do Cartaz, como por exemplo: adesivo, camiseta, bonés, mochilas.
O Cartaz deverá ser enviado à CNBB até o dia 06 de junho de 2022, próxima segunda-feira. O Conselho Episcopal Pastoral (Consep), da CNBB, procederá à escolha do Cartaz, tendo liberdade para sugerir as modificações que achar necessárias para o bem pastoral da mensagem da Campanha da Fraternidade; caso isso aconteça o autor deverá assinar um termo de compromisso permitindo alterações.
O autor do Cartaz escolhido será premiado com o Manual, com os subsídios da CF 2023 e uma Bíblia Sagrada, além de ter o nome em todos os textos impressos. Além disso, após aprovado, no cartaz serão inseridos: o dia da Coleta nacional da solidariedade (02 de abril de 2023) e as logomarcas da Campanha da Fraternidade e da CNBB.
Confira o edital na íntegra (AQUI).
Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.
Agora, em 2023, logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Recife, de 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’, a Igreja no Brasil enfrenta pela terceira vez o flagelo da fome. Com o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
“É vocação, graça e missão da Igreja responder ao chamado e cumprir a ordem de Jesus, afirmamos no contexto do 3º Ano Vocacional que viveremos a partir de novembro deste ano. A fome é um instinto natural de sobrevivência presente em todos os seres vivos. Contudo, na sociedade humana, a fome é uma tragédia, um escândalo, é a negação da própria existência”.
Confira o edital na íntegra (AQUI).
Comments0